Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Esperança, luto e orgulho

Terça, 16 de novembro de 2021



Bert Wander - Avaaz


Querida comunidade da Avaaz,

Escrevo este texto de Glasgow, cheio de esperança, luto e orgulho.

Após uma maratona de campanha da Avaaz e de muitos outros ativistas inspiradores, jovens líderes, povos indígenas e governos, o acordo assinado nas negociações climáticas da ONU manteve viva a nossa luta pela sobrevivência -- apenas.

Conseguimos algumas vitórias cruciais na batalha para salvar o nosso futuro, embora o acordo ainda fique muito aquém do que o necessário. Mas o que me enche de esperança não é sobre o que os governos concordaram. É sobre o que fizemos juntos, com milhares de ativistas e negociadores determinados de países na linha da frente climática, para defender o nosso belo planeta e o nosso povo. Basta ver o que conseguimos...

Dez coisas incríveis que fizemos juntos na COP26:




Muito antes do início das negociações, a Avaaz já financiava líderes indígenas fantásticos para virem a Glasgow e terem suas vozes ouvidas. Não conseguiram tudo o que queriam, mas o texto final garantiu alguma linguagem importante sobre direitos indígenas, e um reconhecimento do papel que as culturas indígenas têm na orientação da nossa resposta às alterações climáticas. Também custeamos a vinda de negociadores dos países em desenvolvimento e de jovens ativistas às negociações!



Chegamos à cidade na sequência de uma série de anúncios de grande sucesso na Austrália, Itália e Canadá, com todos os principais negociadores do poder em matéria de financiamento climático exigindo que desbloqueiem as negociações e salvem vidas através do aumento dos 100 bilhões de dólares que os países ricos prometeram, mas ainda não forneceram.



... e no primeiro dia das negociações, lançamos uma das campanhas de crescimento mais rápido que já realizamos -- um apelo por justiça climática em parceria com quatro jovens líderes inspiradoras: Greta Thunberg, Vanessa Nakate, Dominika Lasota, e Mitzi Tan. A campanha alcançou 1,8 milhão de assinaturas até ao final das negociações! Juntos, conseguimos que fosse divulgada por todos os meios de comunicação e para os líderes mundiais que estavam na cidade para a conferência, e depois transformamos num plano de ação de quarenta páginas que os governos utilizaram nas negociações!



Tradução do tuíte: Como cidadãos de todo o planeta, exigimos que encarem a emergência climática. Não no ano que vem. Não no mês que vem. Agora. Una-se a mim e a ativistas do mundo todo e exija que líderes encarem a crise climática na COP26. Até o momento, mais de 650 mil pessoas já assinaram!

Depois, nosso time de ação pegou de surpresa os meios de comunicação social com uma poderosa ação para "Acabar com a Traição Climática". Os membros da Avaaz em Glasgow apareceram em cima da hora e seguraram muitos dos cartazes na foto ... e o evento deu voz aos jovens inspiradores e aos líderes indígenas de todo o mundo para fazerem um poderoso apelo por ação real, e não por palavras ocas.




Estabelecemos parcerias com grupos de pais que lutam pelo bem-estar de seus filhos e ajudámos inspiradoras mães em todos os meios de comunicação a levarem seu apelo para o fim dos combustíveis fósseis. Aqui estão seis destas corajosas mães transmitindo sua mensagem diretamente a Alok Sharma, presidente da conferência.



Tradução do título: "Eles estão matando nossas crianças": mães do mundo todo exigem ação sobre os combustíveis fósseis

Enquanto isso, um time de investigadores especializados juntou-se a analistas de outras grandes organizações para rastrear narrativas de desinformação tóxicas que poderiam descarrilar a ação climática ou prejudicar os ativistas do clima. Quando os trolls brasileiros começaram a espalhar mentiras sobre uma inspiradora ativista indígena que ajudou a abrir as negociações, investigamos e emitimos um alerta aos meios de imprensa para chamar a atenção para as mentiras e corrigir.



O nosso time de advocacia ocupou-se em escrever o nosso texto dos sonhos para o acordo, e partilhou-o com literalmente centenas de oficiais de governos e negociadores, persuadindo-os a defender uma ação crucial para manter a segurança climática ao seu alcance. O nosso trabalho foi particularmente útil para os países em desenvolvimento, nas linhas de frente do clima, que tinham delegações menores nas negociações.




E quando Obama, ex Presidente dos EUA, se reuniu com jovens líderes, juntámo-nos a eles para o receber com uma onda de pressão. Exigimos que ele mantivesse uma promessa crucial que fez 12 atrás em Copenhague, de entregar bilhões em financiamento climático a países vulneráveis, colocando a questão firmemente no centro das atenções.


Tradução do tuíte: Sr. Obama, eu tinha 13 quando você prometeu USD 100 bilhões em financiamento para o clima. Os EUA quebraram essa promessa e isto vai custar vidas na África. Os países mais ricos da Terra não contribuíram o suficiente com fundos para salvar vidas. Você quis se encontrar com a juventude da COP26. E nós queremos ação. Obama e Presidente Biden, nos mostrem o dinheiro.

Ao mesmo tempo, o time de ação juntou-se a um incrível grupo de artistas e a "Little Amal", uma boneca de 3,5 metros de altura que simboliza as crianças refugiadas, veio às negociações para se encontrar com jovens ativistas que entregaram a campanha do nosso movimento. Veja esta impressionante fotografia!




Depois, à medida que as negociações chegavam à hora limite, aumentamos a temperatura sobre os bloqueadores. Quando os EUA recuaram no cumprimento de uma promessa crucial de entregar dinheiro a países vulneráveis, publicamos um anúncio de grande impacto no FT e entregamos ao Secretário de Estado Norte-Americano John Kerry. Veja isto!



E o interesse dos meios de comunicação pelo anúncio ajudou a aumentar ainda mais a pressão para um avanço nas finanças, prestando apoio crítico a países vulneráveis num momento chave das negociações.


Tudo isto culminou num acordo de compromisso que levou os governos a concordarem em aumentar rapidamente os seus esforços para limitar o aquecimento ao objetivo crucial de 1,5 grau, e proporcionar mais bilhões em dinheiro para salvar vidas aos países na linha da frente da crise climática. Pela primeira vez, houve um reconhecimento formal da necessidade de reduzir o carvão, a fonte de energia mais poluente, e de cortar os trilhões de dinheiro dos contribuintes que sustentam os combustíveis fósseis.




Mas não está nem perto de ser suficiente. E é daí que vem o luto. Glasgow podia e devia ter feito muito, muito mais. Pessoas já morrem em desastres climáticos e belos habitats já são perdidos. Neste momento, estamos indo em direção a pelo menos 2,4 graus de aquecimento, o suficiente para criar uma catástrofe global que será medida em extinções de incríveis plantas e animais, deslocamentos forçados e sofrimento humano inimaginável. Precisamos de uma transformação total na escala e ambição da ação climática.

E vamos consegui-la. Em todo o mundo está a surgir um poderoso movimento. Não estamos sozinhos. Estamos ficando mais fortes e mais poderosos a cada dia que passa. E isso graças a todos os que se juntaram às campanhas, financiaram o nosso movimento, apareceram em protestos e asseguraram que as suas vozes fossem ouvidas para assegurar o futuro com que sonhamos, um futuro em que vivemos em paz com o nosso planeta. Não desistiremos até termos tornado esse sonho realidade.

Por isso, do fundo do meu coração, obrigado.

Bert, com todo o time da Avaaz em Glasgow e no mundo todo.



Leia mais sobre os resultados da COP26 e sobre o que está por vir:


COP26: Os principais fracassos e vitórias do acordo final da cúpula sobre mudança climática (BBC)
COP26 termina com acordo climático; veja o que deu certo e as falhas nas negociações (CNN)
Na COP26, países reforçam compromisso de limitar aquecimento global a 1,5 grau (Globo Rural)