Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Golfinhos

Segunda, 22 de novembro de 2021

Da AVAAZ
Mais de 1.400 golfinhos, incluindo mães grávidas e crias, foram abatidos nas Ilhas Faroé. Os golfinhos são uma das espécies mais inteligentes da Terra. Eles compreendem a alegria... e o luto. Imagine o terror que enfrentaram naquela baía tenebrosa. Isto tem de parar! O Primeiro Ministro das Ilhas Faroé comprometeu-se a rever os regulamentos da caça -- mas agora há um grande risco de que essa revisão seja apenas superficial. Não podemos deixar isso acontecer -- com um milhão de vozes, vamos exercer uma enorme pressão sobre o Primeiro Ministro por uma moratória urgente e uma revisão científica completa. Todas as assinaturas e partilhas nos meios de comunicação social somam a essa pressão. Assine antes que a próxima caçada aconteça:



Queridos amigos e amigas,

Os locais chamam isso de "Grind" — uma caça brutal em que centenas de golfinhos são presos e esquartejados numa baía.

Mas este ano foi diferente.

Mais de 1.400 golfinhos foram levados para a praia e abatidos um a um. Golfinhos aterrorizados foram também arrastados enquanto mães grávidas e crias eram mortas. Muitos foram asfixiados na areia. Dias mais tarde, outras 53 baleias-piloto foram mortas.

Os golfinhos são uma das espécies mais inteligentes da Terra. Têm memórias e chamam-se a si próprios pelo nome. Compreendem a alegria… e o luto. Imagine o terror que enfrentaram naquela enseada sangrenta.

Estas caçadas brutais têm de acabar.

Mais de metade dos cidadãos das ilhas querem que a caça aos golfinhos cesse, e após enorme indignação pública, o Primeiro Ministro comprometeu-se a rever os regulamentos de caça — mas agora há um grande risco de que essa revisão seja apenas superficial. Não podemos deixar isso acontecer -- com um milhão de vozes, podemos fazer com que isso volte à pauta do dia e exercer uma enorme pressão sobre o Primeiro Ministro. Assine — antes que a próxima caçada aconteça:



ASSINE AGORA!



Ao Primeiro Ministro das Ilhas Faroé, Bárður á Steig Nielsen:

Como cidadãos de todo o mundo, entristece-nos profundamente a recente caça aos golfinhos nas Ilhas Faroé -- um sentimento partilhado por mais de metade do povo faroense. Juntos, acreditamos que estas caçadas devem ser proibidas. Embora respeitemos as tradições culturais, o mundo está mudando e todas as nossas culturas têm que evoluir. Apelamos a que coloque uma moratória completa sobre estas caçadas enquanto é realizada uma avaliação científica rigorosa, com a sincera esperança e convicção de que devem acabar de vez.


ASSINE AGORA!



No mundo atual, as nossas culturas têm de se adaptar a um planeta que está a ser devastado — porque sem um planeta vivo, as nossas culturas não significam nada. Esta caça poderia ter matado até 10% da população regional de golfinhos-de-laterais-brancas do Atlântico. No entanto, a carne de golfinhos é potencialmente tóxica, pelo que grande parte da carne pode ser desperdiçada.

A regulamentação da caça já tinha sido alterada para proteger outras espécies. Agora deve mudar novamente. Simplesmente não há razão para quaisquer práticas culturais que inflijam sofrimento e morte em massa -- quanto mais num dos seres mais inteligentes e sociais da Terra.

A próxima caçada pode acontecer a qualquer momento -- e temos uma verdadeira oportunidade de falar agora mesmo. Vamos assegurar que aconteça urgentemente uma revisão científica, e que o Primeiro Ministro saiba que milhões de pessoas e a maioria dos cidadãos locais querem que ele reforme radicalmente ou proíba totalmente a caça. Cada assinatura e cada postagem nas redes sociais soma-se à pressão. Acrescente já a sua:



Ajude a parar a próxima caça em massa de golfinhos — Assine agora!

O nosso frágil planeta precisa de uma voz. E, repetidamente, erguemos a nossa voz para acabar com as cruéis exportações de animais vivos, a brutal agricultura industrial, os testes em animais e as práticas culturais que infligem sofrimento àqueles com quem partilhamos este belo lar. Cada ser na Terra faz parte da mesma teia da vida, e agora tornou-se claro que a humanidade está a rasgar demasiadas de suas fibras, e nós temos de mudar. No fundo, sabemos disso. Esta campanha não se trata de expor as pessoas, mas de nos convidar a uma versão melhor de nós mesmos, que honre e cuide da natureza, respeitando o nosso papel na grande teia da vida.

Sempre com grande esperança e determinação,

Mike, Huiting, Noor, Mat, Caro, Leon, Elisabete e todo o time da Avaaz



Mais informações:


Morte de 1.400 golfinhos nas Ilhas Faroe choca até defensores de caça tradicional (CNN)
A revolta após matança de 1.400 golfinhos em um dia na Europa (BBC)
Ilhas Faroé vão repensar tradição após massacre de 1.400 golfinhos (Diário de Notícias)
Ilhas Faroé abateram mais de 1400 golfinhos (Público)