Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 5 de dezembro de 2021

Manifesto mundial pelos serviços públicos

Domingo, 5 de dezembro de 2021

Manifesto mundial pelos serviços públicos

CADTM —Comitê para abolição das dívidas ilegítimas

29 de Outubro por Coletivo

Se preferir beba direto da fonte

Um grupo de mais de 80 organizações de todo o mundo, incluindo membros do CADTM, está a lançar um manifesto apelando ao reforço dos serviços públicos, tais como educação, energia, água e saneamento, alimentação, serviços de saúde e cuidados, habitação, segurança social, telecomunicações, transportes, recolha e eliminação de resíduos. Isto exigirá a redefinição de regras globais, a reorientação das instituições públicas e a reorientação dos governos para a satisfação das necessidades das pessoas e o respeito pelo planeta.

A pandemia Covid-19 mostrou as consequências catastróficas de décadas de privatização neoliberal, mercantilização e financeirização dos serviços públicos. O colapso ecológico e a crise climática são iminentes. Estas crises ameaçam vidas e meios de subsistência, mergulhando milhões na pobreza, causando migrações em massa e criando agitação social e instabilidade política.

O manifesto apela a um novo pacto social que apoie as famílias e comunidades face às crises sistémicas que o mundo enfrenta actualmente. Apela também a governos mais fortes que respondam às necessidades das pessoas e do planeta. Posiciona a governação democrática e o acesso universal a serviços públicos de qualidade como a base de uma sociedade justa e equitativa que implementa os valores fundamentais da solidariedade, igualdade e dignidade humana. Propõe dez princípios para a construção de serviços públicos de qualidade.


Fonte: