Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 12 de abril de 2022

A política monetária do Banco Central está, mais uma vez, suicidando o Brasil.

Terça, 12 de abril de 2022

Da Auditoria Cidadã da Dívida

Cotada a 2% em janeiro de 2021, o Banco Central já elevou a Selic para 11,75% com anúncio de que irá subir ainda mais (!), usando a falsa desculpa de que precisaria subir juros para “controlar inflação”.

A alta excessiva dos juros tem causado paralisia na economia brasileira e levado as pessoas que precisam de crédito ao desespero!

Esses juros altos provocam explosão no gasto com a dívida e são a referência para o Banco Central remunerar diariamente a sobra de caixa dos bancos, produzindo déficit ! Aí é que está o rombo das contas públicas.

O que o Brasil precisa é se concentrar na raiz dos problemas que verdadeiramente causam a inflação e decorrem principalmente pelo aumento dos preços dos combustíveis, alimentos e tarifas de preços administrados pelo próprio governo, como Energia Elétrica por exemplo.

A live da ACD sobre o exorbitante gasto com a dívida pública, como o gráfico do orçamento federal em formato de pizza, explicou como mais da metade do orçamento federal vai para a chamada dívida pública, em grande parte devido à política monetária do Banco Central, focada em um ineficaz aumento da taxa básica de juros (Selic) sob a falsa justificativa de controlar a inflação.

Saiba mais no artigo “Banco Central dispara juros e aprofunda crise fabricada” e na live de ontem “Gráfico da ACD mostra exorbitante gasto com a dívida”.