Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Trabalhadores do Brasil, 140 anos de Getúlio Vargas!

Quarta, 20 de abril de 2022





Trabalhadores do Brasil, 140 anos de Getúlio Vargas!

Publicado em 20/04/2022

Tivesse a Petrobrás sob a direção de pessoas verdadeiramente interessadas em nosso País, como se deveria esperar de uma empresa estatal, o dia 19 de abril seria, por mais uma vez, data de comemoração, da festa do natalício de seu pai, seu criador contra a avassaladora oposição de interesses estrangeiros e dos seus lacaios brasileiros.

Narra o escritor José Augusto Ribeiro, autor de “A Era Vargas”, três volumes que relatam não apenas os 72 anos da existência do maior ou único estadista no governo brasileiro, como sua morte três meses após ser instalada a empresa que assumiu o controle de toda indústria do petróleo brasileiro: “os campos de petróleo, refinaria e navios da Frota Nacional de Petroleiros”.

A Petrobrás foi a obra do nacional trabalhismo que melhor demonstrou a capacidade e o orgulho de ser brasileiro, um povo miscigenado, pacífico e operoso.

No “Brasil História Texto e Consulta”, 1981, de Antonio Mendes Jr. e Ricardo Maranhão, todo quarto e último volume é dedicado à “Era de Vargas”. E lá encontramos as forças que agindo contra Getúlio, agiam contra o Brasil e a Petrobrás. Transcrevemos:

“A posse de “Ike” (alcunha popular do general), no início de 1953, levou ao poder nos EUA dois homens diretamente ligados a negócios no Brasil: Nelson Rockefeller e George Humphrey, o petróleo e o manganês”.

Nelson Rockefeller, neto de John Davison Rockefeller, representava a Standard Oil, empresa de petróleo que transformou a família em sinônimo de riqueza e poder nos Estados Unidos da América (EUA). Mas não foi apenas este um dos incontáveis desafios de Getúlio para transformar o Brasil de colônia em País Soberano e Cidadão.

Luiz Alberto Moniz Bandeira, em “Presença dos Estados Unidos no Brasil (Dois Séculos de História)”, 1973, escreve:

“Alguns norte-americanos comprovadamente participaram de prisões e interrogatórios. Um capitão norte-americano, Edgard Bundy, orientou as diligências efetuadas pelo coronel Amauri Kruel, conforme denúncia do senador Domingos Velasco. Bundy, oficial da CIA, foi identificado no Ministério da Aeronáutica em reunião com os membros da Auditoria incumbida de julgar os oficiais nacionalistas da FAB. A Central Intelligence Agency (CIA), o Ponto Quatro e outros órgãos, que Truman criara e desenvolvera, já operavam no Brasil, dentro da doutrina de contenção do comunismo. E comunismo era tudo o que se opunha aos interesses dos Estados Unidos”.

Comemorando os 140 anos do nascimento de Getúlio Dornelles Vargas, o gaúcho de São Borja que obteve a patente de sargento no 6º. Batalhão de Infantaria, todos nós, petroleiros, devemos nos precaver contra a ameaça que ronda a Petrobrás. Não mais de um interesse nacional estadunidense, mas do conjunto das forças do capital apátrida que invadiu o Brasil e vem destruindo nossas instituições e empresas brasileiras, que a Petrobrás, vitoriosa como empresa de petróleo, é sempre a referência.

ENERGIZANDO

* Delegação da Bahia presente no XIII Congresso Nacional da FNP


** Sindicatos filiados à FNP realizam ação de venda de gás de cozinha mais barato


*** Bilionário acusado de suborno e sonegação assume vaga do governo no CA da Petrobrás