Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 12 de abril de 2022

Agir nas sombras para ganhar mais dinheiro

Terça, 12 de abril de 2022



Agir nas sombras para ganhar mais dinheiro

Todos lucraram com recursos russos, que agora condenam.

11 De Abril De 2022


Se agora se esforçam para acusar oligarcas russos e bloquear seus bens e dinheiro, os integrantes do sistema financeiro internacional souberam faturar em cima dos atuais inimigos. “Sem os banqueiros de Wall Street, Londres, Zurique, advogados, corretores de imóveis, corretores de iates e outros consultores financeiros, os oligarcas não poderiam ter movimentado secretamente e com segurança vastos fundos para os mercados ocidentais”, disse Frank Vogl, cofundador da Transparência Internacional, ao Consórcio de Jornalistas Investigativos (ICIJ). “Todo mundo, nos negócios, tem uma escolha – fazer a coisa certa, servir ao interesse público central e agir com integridade, ou agir nas sombras para garantir cada vez mais dinheiro.”

A reportagem do ICIJ destaca o que esta coluna já levantou anteriormente: a hipocrisia do sistema. “Reino Unido, Suíça e Cingapura estão entre os países que condenaram a invasão da Ucrânia pela Rússia e sancionaram empresas estatais, incluindo a maior empresa de gás da Rússia, a Gazprom. Durante anos, mostram os registros vazados [como Panama Papers e Pandora Papers], esses mesmos governos abrigaram investimentos da Gazprom e empresas de fachada para transações suspeitas”.

Os nomes que aparecem nos papéis são de grandes bancos, firmas de auditoria e consultoria acima de qualquer suspeita, tradicionais escritórios de advocacia – além, claro, dos conhecidos paraísos fiscais. Na hora de faturar, nenhum levantou qualquer dúvida sobre a origem dos recursos.


Balcão cooperativo

A necessidade da pandemia levou o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio (Sescoop/RJ) a criar, em maio de 2020, o Projeto Balcão de Negócios Coopera Mais Rio, que funciona como vitrine para as cooperativas falarem sobre seus produtos e serviços.

O sucesso abriu o programa a interessados de outros estados. Desde então, gerou mais de 100 negócios, envolvendo mais de 90 cooperativas. “Além de ter um espaço para vender e comprar produtos, as cooperativas encontram inspiração para inovar em seus negócios”, explicou o superintendente do Sescoop/RJ, Abdul Nasser.


Opção

De fevereiro para cá, o número de instituições financeiras que participam do Cips (a alternativa chinesa ao sistema de pagamentos Swift) pulou de 53 para 76 (diretos) e de 1.137 para 1.228 (indiretos). O volume médio diário, porém, permaneceu na casa de 380 bilhões de iuans.


Rápidas

Estão abertas até 15 de abril inscrições de trabalhos no “Simpósio Temático 16. Militares na História do Brasil: Perspectivas Interdisciplinares, História e Historiografia” no XX Encontro de História da Associação Nacional de História – Seção Rio de Janeiro (ANPUH-RIO), que ocorrerá de 18 a 22 de julho. Mais informações aqui *** Nesta terça, às 14h, a M&A Community realizará “Mulheres nas Finanças: estratégia e Oportunidades para Planejamento Financeiro e Conselho de Administração no Brasil – 2022”. Inscrições aqui.

Diretor de Redação do Monitor Mercantil