Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Nova Saída Norte: rumo ao retrocesso

Quarta, 20 de abril de 2022



Do blog Brasília, por Chico Sant'Anna
A nova Saída Norte tem números gigantescos: 16,5 km de via, 23 obras de arte (viadutos, pontes, túneis), trincheiras. Só o concreto a ser utilizado, 172.000 m³, daria pra construir dois novos estádios do Maracanã. Essa solução de mobilidade urbana está desconectada com a realidade por que passa Brasília e o Brasil. O incentivo ao uso de veículos individuais não é mais a palavra de ordem. O complexo é proposto num momento em que o mundo inteiro busca mudar a matriz energética, deixando o petróleo de lado, e aposta em novas fontes de energia e de transporte.

Por Chico Sant'Anna

Já no apagar das luzes, o governo Ibaneis resolve tirar do fundo da gaveta o projeto de uma nova Saída Norte, uma espécie de autoestrada que sairá da Avenida das Nações Norte, atravessará o Lago Norte e chegará à BR-20, na altura de Sobradinho. O custo dessa empreitada deve ficar na casa dos R$ 4 bilhões, ou quem sabe até mais. O projeto é antigo, tem mais de uma década, conta até com duas pontes projetadas por Oscar Niemeyer, falecido em 2012. Ele foi gestado nas administrações de José Roberto Arruda (PL) e Agnelo Queiroz (PT) e chega num momento em que as propostas viárias deveriam apontar novos rumos, para não ficarem ultrapassadas rapidamente.

Essa solução de mobilidade urbana está desconectada com a realidade por que passa Brasília e o Brasil. O incentivo ao uso de veículos individuais não é mais a palavra de ordem. O complexo da Nova Saída Norte é proposto num momento em que o mundo inteiro busca mudar a matriz energética, deixando o petróleo de lado, e aposta em novas fontes de energia e de transporte. Mais do que nunca, investir no transporte coletivo e movido a energia elétrica é uma necessidade. Além da crise do petróleo, temos a questão do aquecimento solar, das mudanças climáticas.