Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 5 de junho de 2022

Dia Mundial do Meio Ambiente

Domingo, 5 de junho de 2022

Juan Ricthelly
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

O Distrito Federal está inserido geograficamente no bioma Cerrado, que já teve 50% de sua vegetação destruída e é o berço de três bacias hidrográficas (Tocantins/Araguaia, Paraná e São Francisco) importantes para o país e para o continente.

É necessário que criemos políticas públicas, e promovamos debates, no sentido de buscar harmonizar a convivência humana e suas necessidades básicas com o imperativo de preservar a Natureza e os seus limites biológicos.

O Ecossocialismo tem a compreensão de que o capitalismo é maior responsável pela destruição do meio ambiente, e que essa lógica pautada na ideia de crescimento econômico infinito num planeta com limites físicos é uma ameaça à vida em todos os seus aspectos.

Ecossocialismo ou extinção!