Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

#Eleições 2022: Coisas da política candanga nº2

Segunda, 26 de setembro de 2022
A Federação (PV/PT/PCdoB) aposta no segundo turno e conta com um reforço de Lula para fazer Leandro Grass Chegar ao Buriti, Foto de Ricardo Stuckert.

Por Chico Sant’Anna

Faltando pouco tempo para que o eleitor vá as urnas, análises, estratégias, conspirações, de tudo um pouco rola nos bastidores da política candanga.

Confira só:


Capital versus Trabalho

As pesquisas mais recentes demonstram um crescimento na reta de chegada de Leandro Grass (PV), em algumas delas, ele está em segundo lugar, atrás de Ibaneis, em outras, em terceiro, empatado tecnicamente com Paulo Octávio (PSD). Tudo indica, contudo, que deve haver segundo turno nas eleições do DF.

Leandro sonha com uma visita, nem que seja rapidinha, de Lula ao Planalto Central, pra garantir o que no atletismo é denominado sprint. Aquele esforço extra a poucos metros da reta de chegada. O ex-presidente soma mais de 30% de apoio, enquanto apenas cerca de 10% a 11% dos eleitores candangos votam na chapa (PV/PT/PCdoB). A ideia é que Lula turbine Leandro.

Os cálculos da federação PV/PT/PCdoB são os mesmos do empresário Paulo Octávio. Se houver segundo turno, Ibaneis perde. Embora lidere no primeiro turno, a soma de opositores num eventual segundo turno pode desbancá-lo. Se Lula ganhar no primeiro turno, uma eventual derrota de Ibaneis pode ser ainda mais provável. A dúvida é se diante de um inimigo comum. o Capital e o Trabalho se unirão para derrotar Ibaneis. Ao programa Brasília Capital Notícias – Eleições 2022, Grass afirmou que não se furtará em procurar todas as forças políticas que apoiarem o seu projeto de governo apresentado nas urnas.