Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Bem-vinda, Santa Irmã Dulce! A santa que conheci pessoalmente nos meus 11 aos 14 anos; Repito postagem do Gama Livre de exatos três anos, pois a Minha Santa é a Doce Irmã da Bahia

 Sexta, 23 de setembro de 2022

Esta postagem é a republicação de uma de 23 de setembro de 2019, aqui mesmo do Blog Gama Livre. Uma homenagem a Minha Santa, a Santa Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia. 


Bem-vinda, Santa Irmã Dulce! A santa que conheci pessoalmente nos meus 11 aos 14 anos

Segunda, 23 de setembro de 2019
Quando eu via passar, e muitas vezes me cumprimentar, e até de quando em vez com um carinhoso toque no meu ombro, eu sabia que ali eu estava na frente de uma Santa. A Santa Irmã Dulce da Bahia. Estava eu nos meus 11 aos 14 anos no ginásio, escola em frente às Obras Assistenciais de Irmã Dulce na Cidade Baixa de Salvador.

Bem-vinda, Santa Irmã Dulce! Venerável mãe dos pobres, Irmã Dulce ganha homenagem no clipe da música "Bem-Vinda", composição de Alexandre Leão e Jaime Sodré, e produzido pela TVE Bahia. No ritmo do ijexá, a música também tem participação de Roberto Mendes e Bule Bule. As Ganhadeiras de Itapuã também estão no clipe, representadas por Maria da Paixão dos Anjos Santos (Maria de Xindó), Maria Lúcia Pereira das Virgens e Rachel Pereira das Virgens, três integrantes que fazem parte das mais antigas do grupo. São nomes importantes da cultura da Bahia que unem sua experiência na vida e na arte para reverenciar Santa Dulce dos Pobres. As imagens foram gravadas em estúdio, na Lagoa do Abaeté, no monumento do artista Bel Borba (na Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma), na Igreja do Senhor do Bonfim e em Maragogipinho, com participação do oleiro Rosalvo Santana. O clipe também traz imagens inéditas do acervo da TVE. Um encontro de grandes artistas da Bahia para traduzir a fé popular do povo baiano em uma produção com elementos de religiosidade e baianidade para mostrar que Irmã Dulce acolhe a todos, independente de crença. O dia 13 de outubro vai entrar para a história do catolicismo brasileiro com a canonização de Irmã Dulce, no Vaticano, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco.


"Bem-vinda" (Alexandre Leão e Jaime Sodré)

Arranjo e direção musical - Alexandre Leão
Cantores - Alexandre Leão, Roberto Mendes, Jaime Sodré, Bule Bule, Ganhadeiras de Itapuã: Maria da Paixão dos Anjos Santos (Maria de Xindó), Maria Lúcia Pereira das Virgens e Rachel Pereira das Virgens)

Cordel - Bule Bule
Violão e teclados - Alexandre Leão
Guitarra - Raimundo Nova
Baixo - Israel Ramos
Percussão - Joceval Santana
Bateria - Ed Carlos
==============

Irmã Dulce: Oásis da Esperança.

------------------

Bem Aventurada Dulce dos Pobres

------------------

Irmã Dulce Mãos Carinhosas


------------------
Veja ainda sobre o Anjo Bom da Bahia:

Anjo Bom da Bahia, Irmã Dulce ganha monumento de 4 metros

Uma doce irmã  (Esta postagem "Uma doce irmã", é texto do jornalista baiano Ivan de Carvalho, querido e saudoso irmão do editor do Blog Gama Livre)