Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 14 de setembro de 2026

CASO MASTER —PF entrega dados do celular de Vorcaro aos gabinetes de Zanin e Gilmar no STF

Segunda, 14 de setembro de 2025

CASO MASTER
PF entrega dados do celular de Vorcaro aos gabinetes de Zanin e Gilmar no STF

Cópia foi enviada após ordem de Zanin; plenário analisa relatório sobre mensagens nesta terça-feira (15)

Brasil de Fato — SÃO PAULO (SP)
14.SET.2026 - 13:26
Play
01:01
Mute Download

Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, investigado por fraudes contra o sistema financeiro | Crédito: Divulgação/Banco Master

A Polícia Federal (PF) entregou na manhã desta segunda-feira (14) a cópia integral dos dados extraídos do celular do empresário Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, aos gabinetes dos ministros Cristiano Zanin e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A entrega dos arquivos ocorreu após determinação proferida no domingo (13) pelo ministro Cristiano Zanin ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, fixando o prazo de 24 horas para o envio da cópia do dispositivo.

O pedido foi acompanhado por solicitações do ministro Gilmar Mendes e respaldado por manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que defendeu o acesso de todos os integrantes da Corte ao acervo probatório.

O aparelho, um celular apreendido pela corporação em novembro de 2025 durante a Operação Compliance Zero, reúne as mídias e os registros de conversas que embasaram o relatório da PF sobre as 52 mensagens enviadas a Alexandre de Moraes. Os magistrados solicitaram o espelhamento completo para exame prévio antes do julgamento agendado para esta terça-feira (15).

Anteriormente, o relator do caso no STF, ministro André Mendonça, havia sustentado que o compartilhamento integral dos dados poderia comprometer o andamento das investigações e causar tumulto ao julgamento.

Mendonça informou ao tribunal que manteve o telefone físico sob custódia da PF e possuía em seu gabinete apenas um disco rígido criptografado e lacrado, garantindo que o conjunto de elementos disponibilizado ao colegiado era idêntico ao utilizado por ele próprio.

Com o envio das cópias pela autoridade policial, os ministros passam a dispor do acervo para a sessão plenária extraordinária convocada pelo presidente do STF, ministro Edson Fachin. O plenário debaterá o relatório da Polícia Federal e a validade dos procedimentos adotados na apuração.



Editado por: Gia Matheus Almeida



STF