Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Secretaria de Educação do DF mancha a Gestão Democrática com vergonhosa intervenção no Centro de Ensino Médio 2 do Gama

Segunda, 2 de dezembro de 2013
A Secretaria de Educação do Distrito Federal deu um exemplo de autoritarismo e promoveu na meia noite de quarta-feira, dia 30, uma vergonhosa intervenção no Centro de Ensino Médio 2 do Gama. O episódio tem tudo para manchar de vez o já combalido processo de gestão democrática nas escolas públicas do DF.

O processo eleitoral do CEM 2 teve três chapas inscritas (raridade) e foi marcado por uma disputa ferrenha (mais raridades ainda) entres os três grupos. A disputa interna foi dura, mas claramente interesses externos influenciaram e articularam “por fora” para produzir um certo resultado, como não conseguiram, o comando da SEDF agiu de cima para baixo.

O fato é que era meia noite de quarta-feira, após um dia inteiro de eleição e a Comissão Local já contando os votos, chega um representante da Secretaria e anuncia o cancelamento do processo e a destituição da CEL. Foi constrangedor e arrogante, inclusive na forma de comunicar a “intervenção”. Não justificou a decisão, não apresentou nenhum resultado de apuração de qualquer fato, não quis conversa. Foi um ato autoritário e fora dos padrões da boa gestão pública sim.

Segundo este representante da SEDF, a partir de janeiro o CEM 2 terá um interventor. A reação da escola é de resistência e muita luta vai ser feita para garantir que a comunidade escolar seja respeitada.

A maioria da escola defende a validação do processo e aguardam do Secretário um posicionamento…

Espero que não manchem de vez o projeto de Gestão Democrática.

O resultado da eleição foi a seguinte;

CHAPA 1 – 75.77%

CHAPA 2 – 18.45%

CHAPA 3 – 5.76%

Total de eleitores: 1.157

Fonte: Blog do Washington Dourado