Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Ganância, medicina e governo: que rumos tomar?

Segunda, 30 de dezembro de 2013
Do Blogo Ricardo Guerra (Estadão)
nissen.jpg
O Dr. Steven Nissen é chefe do Departamento de Medicina Cardiovascular da Cleveland Clinic em Ohio, nos Estados Unidos. O cardiologista já contribuiu para mais de 350 artigos em publicações científicas e em cerca de 60 capítulos em diversos livros. Há alguns anos, a revista Time o classificou como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Ele é uma autoridade reconhecida mundialmente na área da cardiologia e da medicina em geral e teve papel fundamental alertando a comunidade científica para os riscos e os efeitos colaterais de certos medicamentos como, por exemplo, o Vioxx e a Avandia. A seguir, o Dr. Nissen fala sobre os abusos que ocorrem dentro da cardiologia, oferece dicas de como o paciente pode se proteger e aponta qual é o papel do governo num sistema de saúde.

Pergunta Blog: Você acredita que a saúde é um direito universal? O governo deveria ser obrigado por lei a oferecer um serviço de saúde para toda a sua população?

Steven Nissen: Claro que sim. Eu pessoalmente acredito e defendo essa ideia de modo voraz. Se acreditarmos que a função do governo é a de ajudar as pessoas, então não há nada mais importante do que manter a população saudável. Logo, acredito que é uma questão de direitos humanos o cidadão ter acesso a um sistema de saúde decente.

Pergunta Blog: A Cleveland Clinic é um exemplo mundialmente reconhecido de um hospital bem sucedido e de um modelo eficiente na prestação de atendimento dentro da área da saúde e da medicina. Quais as razões que levaram esse modelo a ser tão bem-sucedido?

Steven Nissen: Eu acho que uma das razões está relacionada com o que estávamos falando. Nos Estados Unidos, o atendimento médico é executado na maioria das vezes com um sistema de preços que está vinculado ao número de procedimentos ou tratamentos que são prestados, o que significa que os médicos cobram pelos tratamentos específicos fornecidos aos pacientes. Portanto, o salário dos médicos depende da quantidade de serviços ou de tratamentos que eles prestam, o que, na verdade, leva a procedimentos que podem ser considerados desnecessários. Por outro lado, na Cleveland Clinic, todos os médicos recebem uma remuneração tabelada. Recebemos o mesmo salário independente do fato de submetermos um paciente a uma quantidade maior ou menor de procedimentos. O volume de tratamentos ou técnicas ao qual um paciente é submetido não altera os ordenados dos médicos, o que induz o profissional da área médica a tomar decisões que são do interesse dos pacientes e não necessariamente que deem maior lucro para o médico. Eu acho que essa filosofia de remuneração é mais justa e com resultados melhores aos pacientes.

Pergunta Blog: Hoje em dia, existe algum abuso envolvendo procedimentos e tratamentos médicos no campo da cardiologia?

Leia a entrevista em:
http://blogs.estadao.com.br/ricardo-guerra/cleveland/