Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Presos há 45 anos, Gil e Caetano foram vítimas do AI-5

Terça, 24 de dezembro de 2013 
Prisão foi em virtude de show com os Mutantes

Do Jornal do Brasil
Gilberto Gil e Caetano Veloso foram presos pela ditadura, em São Paulo, 14 dias depois após o AI-5, entrar em vigor. Foram transferidos para o Rio de Janeiro e soltos dois meses depois, já inocentados das acusações de desrespeito ao hino nacional e a bandeira. Mas ao voltar a Salvador foram novamente presos, submetidos a prisão domiciliar, proibidos de fazer shows e dar entrevistas. Em meados de 1969, os militares disseram que a situação dos dois só poderia ser resolvida com o exílio.
Gilberto Gil no exílio
Gilberto Gil no exílio
A prisão ocorreu em virtude de um espetáculo que os dois fizeram com os Mutantes na boate Sucata, no Rio de Janeiro. O palco foi ornado com uma imagem do artista plástico Hélio Oiticica, na qual um bandido conhecido como Cara de Cavalo (executado pela Scuderie Le Cocq, esquadrão de morte da polícia) aparece deitado no chão com a inscrição: “seja marginal, seja herói”. Uma pessoa que se sentiu ofendida com a imagem conseguiu fechar o local por via judicial. Correu então a notícia de que o local tinha sido fechado por causa da “bandeira” de Oiticica.

Militares ouviram falar da tal “bandeira” junto com rumores de que o hino nacional havia sido cantado de forma profana. Militares dos Agulhas Negras ficaram sabendo da notícias misturadas as boataria e pediram aos superiores uma averiguação.


Leia a íntegra