Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Termina 2013, ano impiedoso, implacável, inclemente, tudo errado. Dona Dilma, sem adversários, vai ganhar. Torce para Joaquim Barbosa não ser candidato, acha que assim vencerá no primeiro turno. Quem garante? E o requerimento do senador Requião sobre as dívidas da Globo, a sonegação colossal do imposto de renda, e mais dinheiro do BNDES

Terça, 31 de dezembro de 2013
Helio Fernandes 
Tribuna da Imprensa
Não vou fazer analise ampla deste 2013 que se despede, não quero parecer pessimista. Mas quem pode ser otimista com esse fracasso anunciado, projetado e consolidado? Tudo é negativo, não houve investimento e como conseqüência faltou desenvolvimento.
 
O dólar subiu e desceu, o BC jogou BILHÕES no mercado, os chamados investidores, ganham na alta e na baixa. Se o cambio é FLUTUANTE, por que ficam assustados quando ele FLUTUA.
 
O PIB de 2013 seguiu o de 2012, começou com previsões mais altas, fechou bem mais baixo. 2012 veio com previsão de alta de quatro por cento, encerrou o ano em um por cento, popularizando a palavra “pibinho”. 2013, nenhuma satisfação.
 
2014, previsão de PIB bem baixo
 
Agora, mais realistas e menos fanfarrões, exercitam um pouco de sinceridade, e anunciam PIB de dois por cento. Se quando falavam em quatro por cento e não passavam de um, que é igual a zero, a que subterrâneos descerão, quando anunciam para 2014, essa “alta” de apenas dois?
 
O Massacre da DÍVIDA INTERNA
 
Quero chamar a atenção para esse setor, o único no qual vou me deter. Falando apenas na INFORMAÇÃO, deixando por enquanto a OPINIÃO, o famoso slogan de mais de 50 anos da Tribuna de papel. E que continua mais visível do que nunca.
 
O governo federal ultrapassou os 2 TRILHÕES 
 
Nos últimos dias, timidamente, o Tesouro Nacional informou, textualmente: ”A divida interna do Brasil, chegou a DOIS TRILHÕES, CENTO E VINTE BILHÕES DE REAIS”. É isso mesmo, não há como contestar, a informação é do Tesouro Nacional. Quaisquer que sejam as brigas ou as intrigas que envolvem o Tesouro e seus dirigentes, os números não podem ser contestados.
 
AMORTIZAÇÃO (e não pagamento) dos juros, exigem agora, 200 BILHÕES
 
Nem precisa de calculadora, a aritmética não tem maior dificuldade, principalmente quando os números são todos cravados, ostensivos ou redondos. DIVIDA de DOIS TRILHÕES (arredondando), juros de 10 por cento, qualquer um descobre a pólvora: precisamos de 200 BILHÕES.
 
O SUPERAVIT PRIMÁRIO longe da necessidade
 
Por enquanto, neste último dia do ano, o governo só economizou (desculpem a blasfêmia) perto de OITENTA BILHÕES. A economia e os economistas permitem e estimulam erros em cima de erros. Todos se beneficiam, mas não conseguem fazer mágicas. De onde virão esses 120 BILHÕES para o fechamento da A-M-O-R-T-I-Z-A-Ç-Ã-O?
 
O Tesouro Nacional assusta ainda mais 
 
No dia 22, o Tesouro anunciou, primeiro no Canal Bloomberg (por que a preferência?), e depois aqui no Brasil mesmo: nos primeiros dias de janeiro, VENCERÃO TÍTULOS DA DÍVIDA INTERNA, NO VALOR DE 200 BILHÕES. Nossa Senhora, e para complicar mais ainda, o complemento: ESSES TÍTULOS TEM QUE SER PAGOS, NÃO PODEM SER RENOVADOS.
 
Em setembro quando o Banco Central elevou os juros a 9 por cento, escrevi: “Em dezembro o BC deve fechar esses aumentos em 10 por cento”. Não era adivinhação e sim analise.
 
Os 80 por cento de economistas que trabalham para o governo e para grandes bancos, chegavam a 9,50, alguns iam até 9,75. Foi a 10, cravado. Análise de fim de ano para o início de 2014: virão mais dois aumentos, em janeiro e fevereiro ou talvez março. Mas chegarão a 11 por cento. Haverá parada para reabastecimento. É difícil projetar com quatro meses de antecedência.
 
Com os juros em 11 por cento, esse um por cento a mais, significará a obrigação de acumular mais VINTE BILHÕES para a A-M-O-R-T-I-Z-A-Ç-Ã-O. Pelos meus cálculos os juros não passarão desses onze por cento.
 
Com FHC, os juros foram a 45 por cento
 
Um assombro. Qualquer cidadão, que comprasse digamos mil reais de títulos da DÍVIDA INTERNA, no final do ano estaria quase com dois mil reais, pelo menos MIL E NOVECENTOS reais, quase dobrando o capital. Passou o governo para Lula, com os juros em 25 por cento, que maravilha viver.
 
PS- Não deixem de ler, quinta feira. O senador Roberto Requião, (vários mandatos e outros de governador), apresentou requerimento de informação.
 
PS2- Quer saber: como é que a Organização Globo, que tem DÍVIDAS assombrosas, e é acusada de sonegação de IMPOSTO DE RENDA de BILHÕES, pode receber EMPRÉSTIMOS DO BNDES?  
 
PS3- O pedido está andando no Senado. Mas Requião precisa ficar atento. Como já aconteceu, o requerimento some numa curva imprevisível.