Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Mobilidade Urbana: Hamburgo na Alemanha quer eliminar carros no centro da cidade em 20 anos

Quarta, 25 de dezembro de 2013
Enquanto no Brasil e em Brasília a política fiscal tem sido incentivar a compra de mais carros de passeio, superlotando as vias das cidades e, principalmente, estacionamentos, países europeus pensam exatamente no sentido inverso. Na cidade alemã de Hamburgo, que tem uma população de aproximadamente dois milhões de habitantes, um projeto foi feito para potencializar as áreas verdes, ciclovias e transporte público coletivo. Em 20 anos, a Hamburgo deseja dar fim aos carros individuais no centro da cidade.


Confira os detalhes na reportagem de Constanza Martínez Gaete, com tradução de Maria Júlia Martins, publicada na via Plataforma Urbana e na ArchDaily Brasil.

Meta da cidade de Hamburgo é potencializar o verde. Foto de © Niels Linneberg, Flickr
Cerca de 40% da área de Hamburgo, a segunda maior cidade da Alemanha, é coberta com áreas verdes, como cemitérios, centros esportivos, jardins, parques e praças. Para uni-los em conjunto com passeios e ciclovias, a cidade lançou o plano Rede Verde, que tem como objetivo eliminar a necessidade de automóveis para o deslocamento das pessoas nos próximos 20 anos.