Quarta, 25 de dezembro de 2013
Enquanto no Brasil e em Brasília a
política fiscal tem sido incentivar a compra de mais carros de passeio,
superlotando as vias das cidades e, principalmente, estacionamentos,
países europeus pensam exatamente no sentido inverso. Na cidade alemã de
Hamburgo, que tem uma população de aproximadamente dois milhões de
habitantes, um projeto foi feito para potencializar as áreas verdes,
ciclovias e transporte público coletivo. Em 20 anos, a Hamburgo deseja
dar fim aos carros individuais no centro da cidade.
Confira os detalhes na reportagem de Constanza Martínez Gaete, com tradução de Maria Júlia Martins, publicada na via Plataforma Urbana e na ArchDaily Brasil.
Meta da cidade de Hamburgo é potencializar o verde. Foto de © Niels Linneberg, Flickr
Cerca de 40% da área de Hamburgo, a segunda maior cidade da Alemanha,
é coberta com áreas verdes, como cemitérios, centros esportivos,
jardins, parques e praças. Para uni-los em conjunto com passeios e
ciclovias, a cidade lançou o plano Rede Verde, que tem como objetivo
eliminar a necessidade de automóveis para o deslocamento das pessoas nos
próximos 20 anos.