Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

CLDF: CPI da Saúde aprova calendário de convocações e pedidos de informações; o deputado Roosevelt Vilela (PSB), aquele que acusou os servidores da saúde pelo caos nos hospitais, voltou a falar asneiras

Quarta, 3 de agosto de 2016
Da CLDF
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde se reuniu hoje (3) para definir o calendário dos próximos depoimentos relativos a denúncias de corrupção na Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal, trazidos à tona por meio de gravações realizadas pela presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, com autoridades do governo.


Os distritais presentes à reunião da CPI marcaram as datas das oitivas de cinco nomes citados nas gravações e aprovaram a convocação de outros três. Também foi marcada para o dia 15/08, às 10h, a acareação entre o vice-governador, Renato Santana, e Marli Rodrigues. No mês passado, a CPI ouviu os dois separadamente, mas diante de divergências entre os depoimentos, levantou-se a necessidade de uma acareação para apurar a verdade dos fatos.

Na próxima sexta-feira (5), às 10h, deverá ser ouvido o ex-subsecretário de Saúde, Marco Júnior, que aparece nas gravações realizadas por Marli afirmando que há pessoas do alto escalão do GDF envolvidas num esquema de corrupção na Saúde. Convocado a depor, Marco Júnior se antecipou e entrou com pedido de habeas corpus no TJDFT para não ser obrigado a falar. A medida foi mal recebida pelo presidente da CPI, deputado Wellington Luiz (PMDB). "Ele quer esconder algo de muito grave, mas vamos tentar evitar essa manobra. Negando-se a falar, ele assina um atestado de culpa", reclamou o distrital. De qualquer forma, para o caso de não ser possível ouvir Marco Júnior nesta sexta, a CPI aprovou também a convocação do ex-assessor de comunicação da Secretaria de Turismo, Caio Barbieri, que também aparece nas gravações de Marli Rodrigues comentando um suposto esquema de corrupção no GDF.

Os outros convocados a prestar depoimento à CPI são o ex-secretário de Saúde, Fábio Gondim, no dia 18/08, às 10h, o subsecretário de Saúde, Marcelo Nóbrega, no dia 19/08, às 10h, e o ex-diretor do Fundo de Saúde do DF, Ricardo Cardoso, no dia 25/08, às 10h. A CPI aprovou também a convocação, ainda sem data marcada, do ex-funcionário do SindSaúde, Valdeci Marques, e dos ex-servidores do GDF, Edivaldo Simplício e Cristian Popov. Também foram aprovados pelos membros da CPI requerimentos solicitando documentos e informações ao Ministério Público Federal relativos ao depoimento de Marli Rodrigues aos promotores. Além disso, também foi solicitada cópia das gravações de vídeo realizadas na cafeteria Fran´s Café, onde segundo Marli Rodrigues as gravações foram realizadas.

O deputado Roosevelt Vilela (PSB) [saiba quem é] voltou a desqualificar as denúncias da sindicalista. "A imprensa vem noticiando a verdade sobre Marli Rodrigues, que tem seu nome envolvido em denúncias graves de desvio de verbas do sindicato. Ela veio aqui e se contradisse por diversas vezes. Essa mulher não passa de uma fofoqueira de marca maior", acusou. Wellington Luiz ponderou: "Ela sonegou informações à CPI e também disse inverdades que já não se sustentam mais. Porém, parte das denúncias é consistente e precisamos levar o trabalho de investigação adiante". A reunião de hoje contou com a presença de Wellington Luiz, Roosevelt Vilela, Lira (PHS) e Wasny de Roure (PT).
Éder Wen - Coordenadoria de Comunicação Social 
===========
Leia também:  Roosevelt se revela o carrasco dos servidores...
- - - - - -