Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mudou por quê?

Quarta, 7 de julho de 2010
Na segunda-feira (5/7), como exige a legislação eleitoral, o PT registrou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o programa de governo da candidata Dilma. O programa previa o combate ao “monopólio da mídia” e outros pontos mais interessantes para a sociedade brasileira.

O PT voltou ao TSE rapidinho na noite de segunda e substituiu o texto original. Na nova versão do programa de Dona Dilma já não mais constava o combate ao “monopólio da mídia”. E também outros pontos que desagradam segmentos das elites políticas/empresariais brasileiras.

Qual a razão de não mais combater o "monopólio da mídia"? Combate que é uma bandeira antiga, importante e necessária.

O sistema Globo de comunicação, por seus interesses monopolísticos, atualmente pressiona o congresso e partidos políticos.

Depois de dobrar na marra o portal Terra e a ESPN Brasil, a Globo entrou com ação na Justiça contra o UOL. A Globo quer que o UOL retire de seu banco de dados o material que o portal usou durante a Copa do Mundo, aproveitando algumas imagens da Globo.

O UOL alega que está cumprindo rigorosamente o que está previsto na Lei Pelé, usando o percentual de no máximo 3% das imagens transmitidas pela Globo.

A Globo faz atualmente lobby no Congresso para alterar exatamente a Lei Pelé, o que irá fortalecer ainda mais o seu monopólio.