Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 17 de março de 2012

Conselho de entidade pública não é cabide de emprego

Sábado, 17 de março de 2012

                                      Imagem da internet
Os tais conselhos administrativos e fiscais das entidades públicas sempre foram, com raríssimas exceções, cabides de empregos, lugares reservados aos apaniguados dos governantes de plantão. Pelo menos em Brasília esse quadro poderá mudar caso o deputado distrital Chico Leite (PT) consiga convencer seus pares a aprovar um projeto. Tal proposta legislativa obriga que os integrantes desses conselhos satisfaçam um elenco de requisitos, a exemplo de formação superior, idoneidade moral e reputação ilibida.

Segundo Chico Leite, há a necessidade de garantir aos conselhos que cumpram suas funções, pois sendo as empresas da população do DF há que se exigir dos integrantes dos conselhos o conhecimento técnico, a necessária qualificação e, claro, o comprometimento com a função pública.

Caso o projeto seja transformado em lei, a abrangência será os conselhos de empresas públicas e de sociedade de economia mista, suas subsidiárias e também empresas em que o Distrito Federal possua capital social com direito a voto. Prevê também o projeto, a participação de representantes dos trabalhadores nos conselhos de tais organizações.