Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pesquisas, a nova rodada

Sexta, 28 de setembro de 2012 
Por Ivan de Carvalho         
Uma pesquisa do Instituto Datafolha feita em algumas capitais e divulgada ontem (houve casos em que a coleta de dados foi concluída ontem mesmo) revelou algumas mudanças que, se não são radicais, são importantes e significativas.

Já em Salvador, onde não foi realizada pesquisa Datafolha, a grande novidade ficou por conta de pesquisa do Ibope – o candidato do PT, Nelson Pelegrino, finalmente conseguiu ultrapassar o democrata ACM Neto, embora estejam os dois, segundo o Ibope, em “empate técnico” e seja evidente – tendo em conta os índices de intenção de votos atribuídos aos demais candidatos – que haverá segundo turno e que, nele, se enfrentarão exatamente Neto e Pelegrino.

Primeiro, vamos ao exterior, pois que está na moda viajar. Em São Paulo, o candidato do PRB, Celso Russomano, que vem há muito tempo liderando as pesquisas, permanece na liderança apesar do bombardeio que passou a sofrer de quase todos os concorrentes – exceto Gabriel Chalita, candidato do PMDB, que passou a funcionar como linha auxiliar do petista Fernando Haddad e concentra-se no ataque ao tucano José Serra, com quem Haddad está disputando a segunda vaga no segundo turno, uma vez que a primeira vaga está garantida para Celso Russomano.

Em números: Russomano, que teve 35 por cento das intenções de voto na pesquisa Datafolha anterior, obteve 30 por cento na que foi divulgada ontem. Serra subiu de 21 para 22. Haddad subiu de 15 para 18.

Em Fortaleza, o candidato do PT, Elmano de Freitas, conseguiu afinal assumir a liderança, alcançando 24 por cento das intenções de voto, apesar da grande rejeição da prefeita petista Luiziane Lins. O candidato do PSB, Roberto Cláudio, com 19 por cento, com o apoio do governador Cid Gomes, está nos calcanhares do petista, enquanto o democrata Moroni Torgan, que vinha liderando as pesquisas, passou para o terceiro lugar, com 18 por cento.

Em Belo Horizonte e Recife o PSB nada de braçada. Em Belo Horizonte, com o apoio do PSDB de Aécio Neves, o prefeito Márcio Lacerda, candidato à reeleição, tem 45 por cento. Tinha antes 49, mas a queda é suave, porque o petista Patrus Ananias conseguiu somente subir de 21 para 22 – tem menos que metade do socialista.

Em Recife, Geraldo Júlio, do PSB nacionalmente presidido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, tem 42 por cento, com Daniel Coelho, do PSDB, em segundo lugar, com 22 por cento. A grande notícia do Recife é que o ex-ministro da Saúde Humberto Costa, candidato do PT, que começou liderando ao ser imposto ao PT do Recife por Lula e o comando nacional petista, desceu para o terceiro lugar, caindo, da anterior para a nova pesquisa Datafolha, de 23 para 17 por cento. Causa perdida.

E agora Salvador. Segundo o Ibope (já que o Datafolha não está dando bola para Salvador, talvez por falta de encomenda de pesquisas por algum veículo de comunicação social) –, o democrata ACM Neto está agora com 31 por cento (na véspera a Band/Vox Populi lhe atribuira 33 por cento, retirando-o do seu patamar de 40/39 por cento) e o petista Nelson Pelegrino alcançou a liderança, com 34 por cento. Para os que, como os institutos de pesquisa, levam em conta os empates técnicos, Pelegrino e Neto estão em empate técnico.

A presunção é de que, na semana de campanha que ainda resta, persista a tendência indicada pela pesquisa Ibope divulgada ontem. Mas o que é certo mesmo é que vão os dois, o democrata e o petista, para o segundo turno. A única maneira de mudar isto sem jogar a lógica no lixo seria a renúncia ou, talvez, a desistência informal dos outros concorrentes, que somam, agora, 14 por cento das intenções de voto.
- - - - - - - - - - - - - - - -
Este artigo foi publicado originalmente na Tribuna da Bahia desta sexta.
Ivan de Carvalho é jornalista baiano.