Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

GDF discrimina idosos

Segunda, 18 de dezembro de 2017
Foto Joaquim Dantas/Blog do Arretadinho
A prioridade de embarque na estação do BRT do Gama só é garantida à pessoas com mais de 65 anos
Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Desde que o BRT foi implantado pessoas com mobilidade reduzida, Idosos, cadeirantes, grávidas, obesos, ets..., encontravam muita dificuldades para embarcar nos ônibus, em função do tumulto que as pessoas provocavam na hora do embarque, com o objetivo de conseguirem um assento livre.

Em meados de 2017 o GDF reservou uma área apenas para esse grupo de pessoas, com mobilidade reduzida, embarcar com mais tranquilidade e segurança, sem correr o risco de cair com o empurra-empurra provocado por pessoas com nenhuma civilidade. Fato comum e cotidiano até então.

Acontece que, com o tempo, pessoas que não se enquadram no grupo que tem preferência para embarcar, começaram usar esse ponto de embarque, fato que provocou muitas reclamações.

Na manhã dessa segunda-feira (18), o GDF colocou um funcionário para identificar as pessoas com mobilidade reduzida e só permitir o acesso delas ao embarque preferencial.

Esta atitude do governo seria elogiosa se não fosse por um "pequeno" detalhe: o funcionário não permite o acesso de pessoas que estão na faixa etária entre 60 e 64 anos, só os quem tem 65 anos ou mais recebe autorização para embarcar.

Será que o governo mudou a lei sem passar pelo Congresso Nacional?

Até onde eu sei a pessoa é considerada idosa se tiver 60 anos ou mais. Já a gratuidade no transporte público, só concedida às pessoas com 65 anos ou mais.

Pessoas que tem  entre 60 e 64 anos tem prioridade no atendimento até no caixa da padaria, porque são consideradas idosas por força de lei, entretanto, o GDF não permite que essas pessoas tenham prioridade no embarque na estação do BRT do Gama.

Será que o GDF pode explicar o motivo de tal discriminação e descumprimento da lei?

Com a palavra o sr Pinóquio, ops, o sr governador!