Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Marina Silva usa dados falsos e imprecisos em discurso

Terça, 19 de dezembro de 2017
Da Pública
Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo
por Caroline Ferrari, Maurício Moraes, Patrícia Figueiredo | 19 de dezembro de 2017

Ex-ministra do Meio Ambiente fez afirmações incorretas sobre problemas brasileiros ao anunciar pré-candidatura à Presidência

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) anunciou, no dia 2 de dezembro, a sua pré-candidatura à Presidência da República. Será a terceira vez que ela disputa o cargo. Em um discurso que durou quase uma hora, a ex-senadora criticou o governo Michel Temer e citou dados para fazer um diagnóstico de algumas áreas, como segurança pública, economia e educação. Também afirmou que entrará em uma campanha difícil, por estar em um partido pequeno e com menor acesso a recursos para a disputa.
Oito frases ditas por Marina foram analisadas pelo Truco – projeto de fact-checking da Agência Pública. Procurada, a assessoria de imprensa da presidenciável enviou com rapidez indicações para a origem dos dados. Após a análise criteriosa de múltiplas fontes e entrevistas com especialistas, no entanto, a maioria das informações foi classificada como falsa ou sem contexto. Ao saber do resultado, a assessoria de Marina contestou alguns dos selos. Veja, abaixo, o resultado da verificação de fatos feita no discurso da futura candidata.