Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

O orçamento de 6 trilhões, e a miséria colossal do povo

Segunda, 18 de dezembro de 2017

Por
Helio Fernandes*
Na discussão sobre a mistificação da Previdência, aconteceu de tudo. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, contra a votação, anunciou:"Vou colocar na pauta e votar amanhã, o orçamento". Ele sabe que esse é o ultimo compromisso inadiável do parlamentar

Tem também total conhecimento de que votado o orçamento, começa automaticamente o recesso, não há número para mais nada, na Câmara e no Senado. Essa votação apressada e acelerada foi uma das razões mais fortes para o adiamento da farsa da Previdência.

O orçamento é ano após ano, um exercício de traição à comunidade, completo desperdício, principalmente através da vergonhosa DRU. Que permite que o chefe do Executivo disponha de 30% para gastar como bem entender. Nenhum presidente, mesmo ou principalmente o Temer indireto e corrupto, deixa de fazer a movimentação.

No caso do orçamento aprovado estouvadamente no inicio da última semana, Temer poderá utilizar através da DRU, 2 TRILHÕES, ou seja 30% do total de 6 TRILHÕES. Comparando com os dados divulgados no mesmo dia pelo IBGE (um dos órgãos mais sérios e respeitados do país), a constatação: o cidadão é sempre abandonado e desprezado. Vejamos, copiando e repetindo os  dados levantados pelo IBGE.

52 milhões de brasileiros vivem (?) com 387 reais mensalmente. Miséria inaceitável.

13 milhões não têm nenhuma renda ou receita, miséria extrema. Sobrevivem com doações ocasionais, conclusão desesperada e desesperadora.

12 milhões e 700 mil pessoas estão desempregadas, apesar de esgotarem os dias na procura  de trabalho.

14 milhões de pessoas, entre 16 e 29 anos, não trabalham nem estudam, e não é por vontade própria. São conhecidos como "nem-nem".  

PS- Essa é a impressionante realidade da desigualdade que domina o país.

PS2- Temer e Meirelles, dois insensatos, que jamais conheceram a pobreza, utilizam o poder, "preocupados" com o mercado e com os empresários cada vez mais ricos.

PS3- Por causa disso, fizeram uma reforma trabalhista, que favorece os patrões e prejudica os trabalhadores.

Empresários riquíssimos, mentirosos, gananciosos, ambiciosos

O corrupto Temer, fora do mundo político, tem dois grupos a quem dedica a maior atenção.

1- Os homens mais ricos e poderosos do país. Como conselheiros, consultados a todos os  momentos, e sempre seguindo o que recomendam, naturalmente em benefício deles mesmos.

2- O mercado, a grande preocupação de Temer é prestigiá-lo. E diante de qualquer dificuldade de interpretação, recorre ao chavão, base da corrupção: "Isso pode desagradar o mercado". Os poderosos senhores desse jogo intrincado e não claramente identificado, logo movimentam para baixo ou para cima, o dólar e a Bovespa. Assustando o corrupto Temer, que sabe pouco de quase tudo.

Os empresários, atuam diretamente junto ao próprio presidente. O último conselho desses conselheiros, sussurrado na intimidade do próprio presidente. Dizem e ele aceita com a maior satisfação: o maior de todos os problemas e que vem sendo abandonado e desprezado: o desemprego,  que é cada vez mais alarmante.

E a seguir, ainda na semana passada: "O crescimento do país  depende da eliminação do desemprego.  É impossível haver desenvolvimento, com quase 13 milhões de sem trabalho. E  esse efeito é multiplicador". 
E entre uma entrada e saída de Temer do hospital, traduzem tudo em números: "Acabando o desemprego, o PIB pode crescer no mínimo 9%, o que projeta um 2018 excelente".

PS- Intimidado mas esperançoso com a perspectiva, Temer não tem nem coragem de dizer: "Mas são os senhores que devem criar esses empregos, e serem ao mesmo tempo os grandes beneficiários".

Promiscuidade política. Jurídica, eleitoral

Temer recebeu ontem, no Alvorada, Moreira Franco, Rodrigo Maia e  Gilmar Mendes. O presidente da Câmara é o único que respeita em matéria de cálculos sobre votação.

Moreira Franco é o seu assessor mais eclético. Conselheiro político e redator de suas principais comunicações, incluindo a mais importante, a carta que mandou para a presidente Dilma, confessando "sou um vice decorativo".

Gilmar Mendes está sempre em contato com Temer. Desde os tempos de RÉU, salvo pelo próprio presidente do TSE, num julgamento vergonhoso, salvando o mandato do então vice já corrupto.

Mas ontem, chegando de viagem aos EUA, Gilmar tinha motivo  especial. Agradecer ao presidente corrupto, a nomeação de sua mulher para um cargo importantíssimo. Não é só promiscuidade, acrescentem falta de credibilidade. MÚTUA.

Presidente da CBF, suspenso pela Fifa

Demorou. Há mais de um ano, não sai do Brasil com medo de ser extraditado. Dentro de dois meses, haverá eleição na CBF, e ele é candidato único. Apoiado pelos 20 clubes da série A do brasileirão. Nesse período, não saiu do Brasil nem para acompanhar a seleção. 

*Do Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa.
Matéria pode ser republicada com citação do autor.