Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 10 de março de 2018

Justiça suspende nomeação do filho do deputado Wladimir Costa para cargo comissionado no Pará

Sábado, 10 de março de 2018
Por Juliana Cézar Nunes/Agência Brasil
Portal ContextoExato

Yorann Costa foi nomeado como delegado federal de Desenvolvimento Agrário no Pará em janeiro, por indicação do Partido Solidariedade. Yorann é filiado à legenda, assim como o pai, o deputado federal Wladimir Costa.
Cinco dias depois da nomeação, o advogado Ismael Moraes entrou com pedido de suspensão do ato do Executivo. Esse pedido foi acolhido pela juíza federal Mariana Cunha nessa quinta-feira.

Na sentença, a juíza afirma que Yorann tem apenas 22 anos, curso superior de direito incompleto e várias reprovações no histórico escolar. Na visão da magistrada, o filho do deputado federal Wladimir Costa não possui formação e experiência profissional para ocupar o cargo de delegado de Desenvolvimento Agrário, que requer coordenação de equipes e conhecimento sobre agricultura.

Mariana Cunha considera que a nomeação para os cargos em comissão não deve se pautar apenas por critério da confiança, já que também deve obediência aos princípios da Administração Pública.

Um deles seria o mérito profissional. Procuramos o Ministério do Desenvolvimento, a Advocacia Geral da União, o deputado Wladimir Costa e seu filho, Yorann, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno.

Na defesa apresentada à Justiça Federal, Yorann alega que o fato de ser cidadão paraense e conhecedor do território estadual lhe confere o conhecimento necessário para atuar na área do desenvolvimento agrário.

De acordo com ele, o autor da ação contra a nomeação, o advogado Ismael Moraes, tem uma relação de inimizade com o seu pai, deputado federal Wladimir Costa. O advogado nega a acusação e diz estar preocupado com a adequada gestão do dinheiro público.