Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 14 de março de 2018

População ainda pode participar do projeto que define as poligonais do DF

Quarta, 14 de março de 2018
Da Secretaria das Cidades 

Contribuições devem ser feitas pela internet ou durante a segunda audiência pública, no dia 23 de março

Ainda é possível contribuir para o debate sobre a definição das poligonais do Distrito Federal. O cidadão que tiver sugestões sobre o Projeto de Lei Complementar que vai delimitar as 31 regiões administrativas pode encaminhar sugestões via consulta pública, disponível na internet.
A definição das poligonais ajuda a resolver dúvidas sobre a atuação das administrações e a prestação de serviços à comunidade. A medida também permitirá a atualização do próximo censo demográfico nas cidades, já que o mais recente, de 2010, levou em consideração a existência de apenas 19 regiões. 

O debate se estende até 23 de março, quando a Secretaria das Cidades promove a segunda audiência pública para debater o projeto. O encontro será realizado no Museu Nacional (Esplanada dos Ministérios), a partir das 19 horas. A primeira audiência ocorreu em 29 de novembro do ano passado, com a participação de 115 pessoas. 
Na ocasião, foram feitas 42 manifestações. Outras 72 foram registradas pelo site da Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação (Segeth). A partir do debate, novas mudanças foram feitas no mapa, que está disponível no site da pasta.

Todas as novas colocações serão avaliadas para, eventualmente, também serem incluídas no projeto. A minuta do projeto de lei complementar, disponível para consulta on-line, é resultado de um trabalho iniciado em 2013. O texto submetido à audiência pública é fruto do trabalho técnico de um grupo interinstitucional que, além da coordenação da pasta das Cidades, conta com a Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais e Secretaria de Gestão do Território e Habitação.

O secretário das Cidades, Marcos Dantas, reforça o convite à população. “Estamos trabalhando neste projeto com muita dedicação para beneficiar todos os moradores do Distrito Federal. A participação e contribuição são essenciais para finalizarmos esta proposta em acordo com os anseios da população”, explica.

Próximos passos
Após a realização da segunda audiência pública e a análise de todas as manifestações da população, o projeto seguirá para análise do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan).

Aprovado o resultado no conselho, o governador Rodrigo Rollemberg encaminhará a proposta a Câmara Legislativa. A expectativa é que os distritais recebam o texto do projeto de lei no primeiro semestre de 2018.

O quê: Segunda audiência pública do projeto de lei complementar das poligonais das regiões administrativas
Quando: 23 de março (sexta-feira)
Horário: A partir das 19h

Local: Auditório do Museu Nacional (Conjunto Cultural da República, próximo à Rodoviária do Plano Piloto)​