Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 10 de junho de 2018

Faz cinco anos que Darcy Ribeiro se foi, mas para sempre há de ser lembrado

Domingo, 10 de junho de 2018
Tribuna da Internet 


Resultado de imagem para darcy ribeiro
Darcy conseguiu ser genial até na hora de morrer
Carlos Newton 













Poucos lembraram, mas faz cinco anos que perdemos o antropólogo e político Darcy Ribeiro, um homem que realmente amava este país e a sua gente. Mas a comentarista Carmen Lins lembrou a data e nos enviou um belo texto sobre os últimos momentos de Darcy Ribeiro, publicado em 2013 no blog de Pedro Eloi Resh.
###

DARCY RIBEIRO E SUAS ÚLTIMAS PALAVRAS

Pedro Eloi Resh
A morte de Darcy Ribeiro deve ter ocorrido num dos cenários mais lindos, se é que se pode falar, de que para a morte, existe esse cenário lindo. Darcy teria solicitado que em sua morte fosse assistido por frei Betto e por Leonardo Boff. Somente Leonardo Boff esteve presente. A morte de Darcy aconteceu, depois de resistências para lá de heroicas, em Brasília, no dia 17 de fevereiro de 1997.

Quando Leonardo chegou, Darcy lhe deu as suas “Confissões”, ainda inéditas, e pediu a leitura do parágrafo final do Prólogo. Leonardo leu: “Termino esta minha vida exausto de viver, mas querendo mais vida, mais amor, mais saber, mais travessuras. A você que fica aí, inútil, vivendo vida insossa, só digo: “Coragem! Mais vale errar, se arrebentando, do que poupar-se para nada. O único clamor da vida é por mais vida bem vivida. Essa é, aqui e agora, a nossa parte. depois, seremos matéria cósmica, sem memória de virtudes e gozos. Apagados, minerais. Para sempre mortos”. Segue-se um belíssimo  diálogo e certamente Darcy partiu feliz.
CASULO E BORBOLETA – Boff fala para Darcy que esta leitura é a interpretação de quem vê de fora, citando a história do casulo e da borboleta. O casulo morre para que a borboleta possa ter vida. Esta foi apenas a entrada para a conversa que irá se aprofundar, e Leonardo conta como imagina que seria a chegada de Darcy lá em cima e, de como  ele seria recebido. “E você Darcy, não será recebido por Deus Pai, você será recebido por Deus em forma de uma mãe“. Aí Darcy não se conteve e perguntou: “Então serei recebido por uma deusa“! E então Boff completa a imagem, afirmando que Darcy seria recebido de braços abertos e com palavras muito generosas, mais ou menos assim: “Como você demorou! você não queria vir, mas como você veio, você irá de abraço em abraço e de festa em festa, ser apresentado a todos“. De novo Darcy complementa: “Então será de farra em farra“?
As palavras de Leonardo Boff para Darcy Ribeiro são das coisas mais lindas que eu já vi. Darcy então parou, olhou meio de lado e disse a Leonardo: “Como gostaria que fosse verdade“! e contou de sua mãe, que sempre tivera muita fé e que morreu tranqüila. E, se dirigindo a Leonardo, lhe diz: “Eu te invejo por seres um homem inteligente e com fé. Eu não tenho fé. Mas como eu gostaria que isso fosse verdade“!
UMA VIDA DE AMOR – E então começam as partes mais lindas. Palavras que somente um sábio poderia falar, ao dizer que a fé não importava, o que importava era o amor. “E você, Darcy, a que dedicaste a tua vida? Tua vida foi um só ato de amor, um único ato de amor: atendeste aos famintos, às crianças abandonadas, aos índios marginalizados, aos negros e às mulheres oprimidas e, mais, ninguém louvou tanto às mulheres quanto você. Quem fez o que tu fizeste terá o reino, a eternidade e a Deus“. Leonardo faz então um jogo maravilhoso entre as palavras fé e amor. “O amor é o que vale, pois é verdade de vida, enquanto a fé é uma convicção mental“. Cita ainda palavras de Jesus, de que não se deve ter preocupações, pois estas geram pessoas doentes, neuróticas e ansiosas. Fala ainda da árvore e de seus frutos. Não há árvore boa que dê maus frutos e nem o contrário.
O AMOR PERMANECE – As palavras finais são mais lindas ainda. “O que é, é. E o que é, é para sempre. Entre a fé, a esperança e o amor, o maior sempre será o amor, pois o amor permanece para sempre. Enquanto que a fé acabará quando tudo for revelado, da mesma forma que a esperança, que não fará mais sentido, quando o esperado for alcançado. E então haverá apenas o amor e ele permanecerá por toda a eternidade, pois Deus é amor e nós o seremos com Ele“.
Darcy ainda consegue se dirigir a Leonardo para lhe dar um último recado: “Então, nos vemos na farra!“. Pode existir fala mais tranquilizadora? Darcy deve ter partido em estado de muita felicidade. E…., eu de minha parte,desde que não seja para muito já, quando eu tiver que partir…, vou querer me integrar nesta farra, pois, conviver com estas companhias deve ser para lá de bom.