Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 18 de junho de 2018

‘Inferno’ instalado para servidores e pacientes em hospital do DF

Segunda, 18 de junho de 2018
Do SindSaúde

A falta de manutenção em aparelhos de tomografia na rede de saúde do Distrito Federal tem gerado uma situação de “inferno” no Hospital Regional do Gama (HRG). É assim que pessoas ouvidas pela reportagem classificaram o cenário.

Lá no HRG, a demanda seria para atender o próprio hospital e dá suporte ao de Santa Maria. Ocorre que pacientes de mais cinco unidades, pelo menos, são encaminhados para o Gama (Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas e Entorno).

O resultado não poderia ser outro senão a sobrecarga para servidores e para o próprio aparelho, que já quebrou algumas vezes.

Mas o pior sobra para os pacientes, já que precisam ficar à espera por horas a fio pelo atendimento.

Agrava-se a situação mais ainda o fato de que a empresa Siemens, que faz a manutenção corretiva e preventiva desses aparelhos, não está mais realizando o serviço. A justificativa é a falta de pagamento da Secretaria de Saúde.
Em dezembro, o aparelho de tomografia não estava funcionando. A Siemens chegou a fazer a manutenção, que durou apenas dois meses, voltando a quebrar novamente. Em 8 de fevereiro foi a última manutenção. Atualmente, a gravadora está quebrada, utilizada no procedimento, retardando o serviço.

Depósito
Como tudo nesse governo parece ser, no HRG, uma sala acabou virando um depósito de bagunça. Como pode se constatar na imagem acima, aparelho de radiografias convencionais está sem uso, por total incompetência da Secretaria de Saúde.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde para esclarecimentos, mas até o fechamento desta matéria não recebeu resposta.

Assista ao vídeo: