Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Homem que ameaçou e injuriou pesquisadora da UnB é denunciado pelo MPDFT

Quinta, 23 de abril de 2020
Do MPDF
Por medo, profissional foi obrigada a deixar o Brasil. Ataques tiveram início em 2018
O Núcleo de Direitos Humanos (NDH) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) denunciou à Justiça, nesta quarta-feira, 22 de abril, um cidadão morador de São José dos Pinhais (PR) que, insatisfeito com pesquisas na área de direitos reprodutivos e sexuais de mulheres, como a relacionada a interrupção da gravidez em caso de anencefalia no feto, desenvolvida no Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis) da Universidade de Brasília (UnB), ameaçou uma das pesquisadoras da instituição pela internet. O MPDFT pede a condenação criminal do acusado pelo crime de ameaça e o pagamento de R$ 10 mil de indenização à vítima. Os ataques tiveram início em maio de 2018.

O homem mapeou o histórico profissional da cidadã e a ameaçou e difamou por meio de mensagem privada enviada pelo Facebook. As provas que ligam o denunciado aos fatos foram localizadas durante mandado de busca e apreensão autorizado pela Justiça e cumprido na casa do suspeito no Paraná.
As promotoras de Justiça que assinam a denúncia explicam que a vítima vem sendo alvo de pessoas e “grupos que praticam crimes de ódio na internet, ou seja, motivados pelo preconceito. Os agressores escolhem pessoas com trajetória na luta pelos direitos humanos com o objetivo de neutralizar suas atuações institucionais por meio de ações intimidatórias”.
Desde o começo dos ataques em 2018, a vítima vive uma situação de constrangimento de sua liberdade perante à comunidade cientifica na qual trabalha, e devido as ameaças e perseguições constantes, como a que foi objeto da denúncia do Ministério Público, foi obrigada a deixar o Brasil. Hoje ela se abstém de seguir uma agenda fixa e ao longo do tempo deixou de participar de vários compromissos institucionais, o que prejudica seu trabalho cientifico.
O MPDFT acompanha outro inquérito policial que apura ameaças e perseguições à pesquisadora por grupo ainda não identificado.