Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 26 de abril de 2020

Secretário-geral da ONU recusa instruções de Israel para anexar território palestino

Domingo, 26 de abril de 2020
Do 

POR  



Aboul Gheit recebe carta do Secretário-Geral das Nações Unidas recusando a anexação dos territórios palestinos por Israel.
O Secretário-Geral da Liga dos Estados Árabes, Sr.Ahmed Aboul Gheit, recebeu uma carta do Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, na qual expressou sua rejeição às instruções e intenções israelenses de anunciar a anexação de assentamentos ou qualquer parte da Cisjordânia, considerando que uma decisão como essa fecharia as portas das negociações entre palestinos e israelenses e eliminaria o horizonte da solução dos dois estados.
A carta veio em resposta a uma mensagem enviada uns dias atrás por Aboul Gheit a Guterres, na qual alertou sobre o perigo das tendências israelenses de aproveitar a preocupação global de enfrentar a epidemia “Covid-19” a fim de estabelecer um novo status quo, anexando partes dos territórios palestinos ocupados e declarando a soberania israelense sobre eles, pedindo às Nações Unidas que assumam suas responsabilidades e alertem para a seriedade do que o governo israelense pretende fazer sobre a estabilidade e segurança regional em toda a região.
Em sua mensagem, o Secretário-Geral das Nações Unidas compartlhou com Aboul Gheit o seu desconforto com as intenções israelenses de, considerando que tomar medidas do governo israelense para anexar assentamentos ou partes da Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, constituiria uma violação grave do Direito Internacional, enfatizando que o necessário hoje é a cooperação entre os governos para enfrentar a epidemia global e não medidas unilaterais, expressando preocupação com as condições de saúde na Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental em particular.
Aboul Gheit enviou mensagens ao Secretário-Geral das Nações Unidas, aos ministros das Relações Exteriores dos membros permanentes do Conselho de Segurança e da Alemanha e ao Alto Representante para a política externa europeia, para alertar sobre o perigo das políticas israelenses que aproveitam a atmosfera da epidemia global, em particular a tendência de declarar anexação de partes dos territórios palestinos ocupados.

Fabiana Ceyhan
Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.