Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Brasília terá Praça Marielle Franco

 Quarta, 9 de dezembro de 2020

Do Blog Brasília por Chico Sant'Anna

A memória de Marielle Franco foi reverenciada com uma projeção de seu rosto sobre o Museu da República. A manifestação marcou os 1.000 dias sem que haja uma resposta sobre quem mandou matar a vereadora do Rio de Janeiro. Foto de Raphael Sebba


Veto do governador Ibaneis Rocha é derrubado na data em que completam-se mil dias da execução da vereadora carioca sem que o crime tenha sido elucidado.

Publicado originalmente no Jornal Brasil Popular

Brasília se junta a mais de 150 localidades do mundo, dentre elas Paris, na França, que hoje portam o nome de Marielle Franco, vereadora executada durante exercício do mandato parlamentar no Rio de Janeiro, em algum logradouro, rua ou praça ou outro espaço urbano. A criação da Praça Marielle em Brasília tinha sido aprovada pela Câmara Legislativa em novembro de 2019, mas o governador Ibaneis vetou a norma.

Na terça-feira, 8 de dezembro, data de mobilizações nacionais pelos mil dias do assassinato da militante carioca e de seu motorista, Anderson Gomes, a CLDF derrubou o veto do emedebista e uma praça no Setor Comercial Sul receberá o nome da ativista em direitos humanos. Dos 17 deputados que participaram da sessão, o único que não votou a favor da criação da Praça Marielle Franco foi Delmasso (Republicanos), que se absteve.

Ao contrário do que alguns afirmam, não será despendido recursos públicos para a edificação de uma praça. O espaço já existe, fica na ligação do Setor Comercial Sul com a Galeria dos Estados e a Estação do metrô.

Leia a íntegra