Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Correios agride projeto de Lucio Costa ao colocar à venda lotes em Unidades de Vizinhança

 Terça, 1º de dezembro de 2020

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Oito lotes, que deveriam abrigar agências postais, como essa da SQS 104/304, foram colocados à venda pela empresa de Correios. Foto de Patrícia Colela.

Dia 12 de dezembro, os Correios colocará à venda oito lotes de agências postais inseridas dentro das Unidades Vizinhanças, idealizadas por Lucio Costa em seu Plano Piloto de Brasília. Há lotes ocupados por centro de Saúde e também na Quadra Modelo da SQS 308, tombada pelo Governo do Distrito Federal. Moradores se rebelam contra mais essa agressão ao projeto tombado pela Unesco.

Por Chico Sant’Anna

Um dos principais elementos urbanísticos do Plano Piloto elaborado por Lúcio Costa são as Unidades de Vizinhança. Agora a existência delas como concebias está sob risco de agressão e até de deformação. Os Correios colocaram à venda, por meio de licitação, oito lotes localizados entre superquadras no Plano Piloto e que são elementos constitutivos das Unidades de Vizinhança. A venda já tem data marcada, 12 de dezembro, e até agora o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) não se pronunciou sobre iniciativa dos Correios.

Toda essa iniciativa dos Correios é mais uma agressão governamental ao Plano Piloto de Lucio Costa e que pode contribuir para que a Unesco reveja sua postura de considerar a cidade Patrimônio Histórico da Humanidade. Vale lembrar que o GDF, sem elaborar um Plano de Conservação do Conjunto Urbanístico de Brasília, já alterou a destinação do Setor de Indústrias Gráficas, pretende agora incluir residências no Setor Comercial Sul e está privatizando as áreas verdes do Lago Sul e Lago Norte, regiões consideradas de amortização e proteção a área tombada. Esses dois bairros contribuem para que a cidade seja classificada como cidade jardim.

Leia a íntegra