Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

#Urbanismo: Atividade comercial não pode descaracterizar projeto original de Brasília.

Segunda, 8 de novembro de 2021Do Blog Brasília, Por Chico Sant'Anna

Até garagens de empresas de ônibus, dotadas de lava-jato se instalaram em lotes residenciais do Park Way. Foto de Chico Sant’Anna.


É o que defende a União dos Conselhos Comunitários do DF, que está atenta à movimentação de aprovação nas mudanças do PDOT e da Luos

Por Flávio Resende
Brasília foi concebida e pensada para que a divisão entre áreas residências e comerciais a tornasse uma das cidades mais modernas e, consequentemente, proporcionasse um dos melhores índices de qualidade de vida do país. O que ocorre, no entanto, é que há anos este regramento vem sendo desrespeitado, em regiões como Lago Sul, Lago Norte e Park Way.

As atividades comerciais em homeoffice, quase não percebidas pelos vizinhos e que não ocupam vagas diariamente nas ruas ou em áreas verdes, acontece há anos nestas regiões, porém não causam efeito negativo sobre a comunidade.

Já os empreendimentos econômicos, juridicamente estabelecidos e com respaldo da lei, podem e estão criando enormes transtornos à vizinhança. É o que está sendo constatado pelas lideranças ligadas à União dos Conselhos Comunitários do DF (UCCDF), que foi concebida no mês passado para defender os interesses dos moradores das regiões mais ameaçadas pela mudança de regras de ordenamento urbano do DF, com a possível votação, na Câmara Legislativa do DF, das alterações do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).