Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Por um minuto surtamos

Quarta, 19 de janeiro de 2022
Por MANOEL Messias Evaristo PRETTO



Por um minuto surtamos

Durante e depois do “fenômeno” Bolsonaro, as fake News invadiram os lares brasileiros e instituíram o “novo” conceito de fazer política (através de mentiras), fato que desencadeou o maior conflito entre familiares e amigos e que se estendeu para todos os ambientes da sociedade. Isso se deu com o avanço assustador da ultradireita brasileira que surgiu após o novo velho Bolsonaro. Velho porque simplesmente Bolsonaro nada trouxe de mudanças para os que nele acreditaram. O presidente acabou de assinar sua décima (10ª) filiação em partidos diferentes. Daí você conclui que de novo nada havia neste cenário da Ultradireita. Conseguiram iludir uma parte significativa da sociedade brasileira, principalmente os pobres que foram influenciados pelo simples fato da ignorância da história e do simpatizar com o fascismo que também se deixaram levar pela falta de conhecimento acadêmico que NÃO adquiriram durante anos de retrocesso na área educacional por falta de investimento proposital neste setor. Quer um exemplo: Verifique o grau de instrução dos seus pais e avós, ou eram analfabetos e ou só possuíam Ensino Fundamental. Nos anos 50,60,70,80, quem cursava até a 4ª série, era considerado como se tivesse cursado o Ensino Médio e quem possuía o Ensino Fundamental era como se tivesse Ensino Superior. Isso para as camadas mais pobres que formavam a grande maioria da sociedade. Vale lembrar que o Regime Militar era o governo neste período. Pois bem, no governo PT, tivemos uma evolução não só na área educacional como também em todas as áreas, muitos acenderam socialmente, fato inédito nas suas vidas, muitos horizontes se abriram. Hoje muitos se contrapõem à ciência. Veja o caso da Corona Vírus, muitos querem conhecer mais do que os que estudaram: os cientistas especialistas na área da saúde. Muitos se contrapõem sem nenhuma sustentabilidade cientifica, um absurdo e muito assustador o grau de lavagem cerebral que o fascismo fez na mente dos pobres fracos de conhecimento.

Os formadores de opinião ficaram estarrecidos com tanta ignorância, com este “surto” de estupidez ao se depararem com nível de sequelas que o fascismo fez na mente dos fracos. E por um minuto hesitamos em NÃO querer estar no meio deles. É comum o povo de esquerda se pronunciar que não suporta ficar no meio dos “bolsomínios” e, particularmente, eu também me comportei muitas vezes assim, não ia aos bares em que eles iam, e propagamos no nosso meio tal posicionamento. Hoje, vejo que nós estávamos equivocados, se somos os ditos formadores de opiniões, o que devemos fazer é ficar no meio deles, desfazendo os bombardeios de fakes News que propagam diuturnamente nas mentes dos mais fracos psicologicamente, daí aniquilaremos na fonte o avanço desenfreado do destempero generalizado desses seguidores de uma causa que sequer a maior parte do povo brasileiro conhece, pelo fato de o povo não conhecer, por vias educacionais, sua própria história, quanto mais a luta da ciência. Inacreditável, do nada estes “cidadãos” se tornaram analistas políticos, do nada se tornaram médicos, do nada se tornaram infectologistas, do nada se tornaram cientistas de políticas internacionais e para acabar de lascar acham que se tornaram ricos, daí vocês tiram o grau de enfermidades mentais que eles adquiriram como eleição de Bolsonaro.

Fortaleceram-se, neste grau de loucura, os famigerados evangélicos da prosperidade que “sapecaram” nestas mentes doentias que Bolsonaro é o representante de Deus na Terra. Bolsonaro nada mais é do que um bandido de alta periculosidade e com as fake News institucionalizadas, com o nome de Deus usado indevidamente por Bolsonaro e com os falsos profetas, a terra ficou mais fértil para o fascismo reinar.

Cabe agora voltarmos a frequentar os mesmos ambientes e implodir as investidas mentirosas desse sistema aqui implementado pelo pior presidente da história do Brasil. No momento, a terra está mais fértil para nós com um candidato de esquerda na frente das pesquisas, mas não podemos abaixar a guarda, esse inimigo é extremamente perigoso.

É questão de sobrevivência nossa e também de resgate dos que foram enganados que convivem em nosso meio, pois não deixaram de ser nossos irmãos. 

“O sol há de brilhar mais uma vez, a luz há de chegar aos corações, o mal será queimado, o amor será eterno novamente”. (Nelson Cavaquinho)


MANOEL Messias Evaristo PRETTO

================
Manoel Pretto, que há muito adotou o Gama (DF) como sua cidade, é um grande contador de piadas, aposentado da rede pública de educação do DF, é cronista, toca violão e canta, e é autor do livro de crônicas, o excelente livro, "Histórias Próximas da Verdade".