Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Uso de máscaras volta a ser obrigatório em ambientes abertos no DF; Decreto já publicado no DODF

Quarta, 19 de janeiro de 2022

Uso de máscara em locais abertos volta a ser obrigatório no Distrito Federal - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Decreto de governador em exercício já está publicado no Diário Oficial

Pedro Rafael Vilela
Brasil de Fato
| Brasília (DF) | 19 de Janeiro de 2022

Em meio à nova onda de covid-19, que vem registrando os maiores índices de contaminação desde o início da pandemia, o governo do Distrito Federal retomou a exigência de uso de máscaras de proteção facial em ambientes públicos abertos da capital do país.

O decreto com a nova regra foi publicado nesta quarta-feira (19), em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF), pelo governador em exercício, Paco Brito. Ele substitui o governador Ibaneis Rocha, que passa férias fora do país.

Decreto publicado nesta quarta-feira (19) volta a exigir uso de máscara em locais públicos abertos do DF / Divulgação/GDF

Em novembro do ano passado, com indicadores bem mais favoráveis da pandemia, o DF havia flexibilizado o uso da proteção em locais abertos e ao ar livre

A máscara segue sendo de utilização obrigatória em todos os espaços públicos fechados, como transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais. 

Nesta terça-feira (18), a taxa de transmissão (Rt) da covid-19 chegou a 2,31 no DF. É o índice mais alto do ano e o segundo maior na capital desde o início da pandemia, ficando atrás apenas de março de 2020, quando atingiu 2,61. O indicador significa que cada 100 infectados contaminam outras 231 pessoas. Quando o índice fica abaixo de 1, a pandemia tende a ser controlada, mas, acima disso, a pandemia tende ao descontrole e expansão.


Também no balanço mais recente, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), foram registrados 4.780 novos casos de covid-19, o maior número diário já registrado na capital. No mesmo período, foram notificados mais 4 mortes pela doença. Desde o início da pandemia, 11.132 pessoas morreram em decorrência da covid-19 no DF e 551.680 foram infectadas pelo coronavírus em Brasília. Do total de infectados, 92,9% estão recuperados.


Edição: Flávia Quirino