Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 15 de janeiro de 2022

COMUNIDADE DA ESCOLA CLASSE 01 DO PARANOÁ (DF) PRESTA SOLIDARIEDADE À EQUIPE GESTORA EXONERADA

Sábado, 15 de janeiro de 2022

Na manhã desta sexta-feira (14/01), o Diário Oficial do DF registrou a exoneração do diretor e da vice-diretora da Escola Classe 01 do Paranoá, vítimas de perseguição por conta de um banheiro destinado ao uso de crianças de 4 e 5 anos. A escola, como toda a rede, está em férias.

O agora ex-diretor Claudinei Batista convocou a comunidade na tarde dessa quinta (13/01), para informar da decisão encaminhada pela regional, pela Secretaria de Educação e endossada por figuras como o deputado federal Júlio César (Republicanos). Nenhum deles esteve na escola e nem conversou com a equipe sobre a situação. “Não veio ninguém da Secretaria de Educação averiguar, muito menos da Regional de ensino. A Regional só nos chamou para informar que seríamos exonerados”, afirmou o professor Claudinei à comunidade.

>> Clique AQUI para ver a fala emocionada de Claudinei Batista

A polêmica começou quando um perfil de notícias no Instagram publicou a foto de uma placa que indicava que o uso do banheiro era permitido aos meninos e às meninas. Como se sabe, as crianças não vão sozinhas ao banheiro, mas sempre acompanhadas de um monitor ou monitora. Meninas e meninos não frequentavam o banheiro ao mesmo tempo. Além disso, tratava-se de uma situação provisória, enquanto um segundo banheiro estava sendo reformado.

É importante lembrar que essa está longe de ser uma iniciativa pioneira no DF. Diversas escolas fazem uso de banheiros comuns para meninos e meninas, alguns deles, inclusive, dentro das salas de aula.

Na reunião, à qual o Sinpro esteve presente, a comunidade se mostrou indignada. Foi um momento de muita emoção, expressa por todas as pessoas que fizeram uso da fala. Os sucessores dos diretores exonerados já foram indicados pela SEEDF.


Indicação, também, foi o meio pelo qual Claudinei e Patrícia haviam assumido a direção da escola, sucedendo a diretora anterior, que se aposentou. Eles cumpriram honrosamente sua tarefa, para a qual foram designados diante de um contexto de ausência de chapas. Porém, tal condição configurou-se como uma fragilidade neste momento, pois uma direção eleita teria a força da gestão democrática contra arbitrariedades como essa, da qual a equipe foi vítima. Por isso, mais uma vez, o Sinpro alerta para a importância da participação nas eleições nas escolas! Fortalecer a gestão democrática é fundamental.

>> Leia também: GESTORES SÃO ALVO DE PERSEGUIÇÃO NO PARANOÁ

Fonte: SINPRO-DF