Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Não é só a pandemia: gastos com a Dívida também afetam a Educação

Sexta, 21 de janeiro de 2022


Os portais da grande mídia noticiam as perdas irrecuperáveis na Educação… mas será que a culpa é só da pandemia? Não mesmo. Em nosso artigo “Gastos com a Dívida Pública cresceram 33% em 2020” já apontávamos (tabela 2) a inaceitável redução dos gastos federais em Educação, tanto em termos nominais como percentuais, o que denota o descaso com as universidades públicas, institutos de educação federais, de pesquisa e outras instituições que produzem o conhecimento indispensável ao nosso desenvolvimento socioeconômico.

Os dados mostram também que apesar dos aportes de recursos extraordinários realizados em 2020, em áreas importantes como Saúde e Transferências para Estados e Municípios, o maior crescimento nominal de gastos está localizado nos gastos com juros e amortizações da dívida pública, que aumentou R$ 344 bilhões no período. Em breve a Auditoria da Dívida irá divulgar os estudos do Orçamento Federal Executado de 2021, onde novamente a Dívida leva “a maior fatia do bolo”, sendo a principal responsável pelos cortes que afetam áreas fundamentais para o nosso desenvolvimento, como a Educação.

Em live da ACD com a coordenadora nacional Maria Lucia Fattorelli, a presidenta nacional do Andes-SN, Rivânia Moura, comentou o cenário atual e falou da importância dos estudos da Auditoria Cidadã da Dívida no combate a esse sistema. “Gostaria de agradecer a ACD por todo o trabalho que tem realizado e pelos estudos que nos ajudam a entender não só o orçamento, mas principalmente a nossa necessidade de luta contra esse modelo econômico que tem esmagado vidas e que tem feito dos lucros e dos banqueiros o ponto principal desse orçamento. É nessa lógica que a educação também se insere como uma das áreas que deveriam ser prioritárias, mas é uma das que tem sofrido mais com essa política do ajuste econômico, do orçamento público completamente voltado para atender os rentistas para atender a dívida pública e a remuneração dos credores dessa dívida”.

É preciso que a população entenda o quanto antes que a questão da dívida pública afeta diretamente nossas vidas! Essa luta é de todos! Auditoria Já! Confira a live completa no canal da ACD