Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Transparência: TCU puxa a orelha do Banco do Brasil e da Caixa

Quinta, 13 de janeiro 
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


Banco do Brasil e Caixa Econômica foram cobrados pelo TCU por não divulgarem corretamente, dentre outros dados omitidos, as informações sobre receitas e despesas, a CEF também não divulga os dados da sua execução orçamentária. Fotos de Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Empresa Brasileira de Comunicação – EBC foi considerada a estatal mais transparente. No índice de transparência do TCU, que reflete o percentual de atendimento às normas legais e aos critérios de transparência, ela obteve 87,31%. Já o Banco do Brasil ficou com 44%. Se fosse uma nota de colégio, não passaria de ano. A CEF obteve 62,7%, passaria raspando.

Por Chico Sant’Anna

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são as duas instituições bancárias federais com o menor nível de transparência no país. A informação é do Tribunal de Contas da União que acaba de publicar o Relatório Final de Acompanhamento de Transparência em Portais da Administração Pública Federal. Em uma relação de 55 empresas estatais, de todos os campos de atuação, o BB ficou na 54ª colocação e a CEF, na 45ª. Considerando apenas instituições bancárias federais, o BNDES é o banco mais transparente, tendo ficado na 9ª dentre todas estatais. Em seguida, despontam o Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste, na 25ª e 28ª posições, respectivamente no ranking geral de estatais.

No mundo dos negócios confiança tem sido a moeda mais poderosa. As grandes empresas devem cumprir as normas legais. Há até um nome no economês para esse comportamento: compliance. Na tradução livre, significa estar em conformidade, bem na foto, se diria na gíria. Conformidade com as leis, regras, ser ética e não estar envolvida em desmandos ou em casos corrupção. Esse comportamento é ainda mais demandado se a empresa for pública, tiver o controle estatal, pois isso implica que ali há dinheiro do contribuinte. Assim, é necessário que as empresas garantam, através de ações e práticas, relações éticas e principalmente transparentes para com seus colaboradores, clientes, organizações, poder público e, no casos das estatais, com o cidadão, o contribuinte.