Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Ministério da Saúde não adverte: populismo mata

Segunda, 31 de janeiro de 2021


Excesso de óbitos é mais de 2 vezes superior em países de líderes negacionistas.
31 De Janeiro De 2022


Em janeiro de 2021, esta coluna fez uma estimativa de quantas mortes poderiam ter sido evitadas no Brasil se o Governo Bolsonaro tivesse seguido as medidas recomendadas pela OMS. Dependendo do critério utilizado, poderiam ter sido poupadas entre 25% (se fosse utilizada a média de óbitos na América Latina) a 75% (calculado pela média mundial) de vidas.

No final da semana passada, uma pesquisa liderada por Michael Bayerlein, do Instituto Kiel para a Economia Mundial, apurou o excesso de mortes em relação ao que seria esperado em 2020 em 42 países. Aquelas nações classificadas pelos pesquisadores como tendo líderes populistas (EUA, Brasil, Reino Unido, México, Turquia, Índia, Hungria, República Tcheca, Israel, Polônia e Eslováquia) tiveram 18 óbitos a mais por 100 habitantes em relação às expectativas. Nos países com líderes não-populistas, o excesso de mortalidade foi de 8. Assim, houve 10 óbitos não esperados a mais em países populistas.

Fica apenas a observação que “populismo” é um termo que varia conforme o interesse de quem usa, como mostraram Felipe Maruf e Pedro Augusto Pinho em recente artigo. No caso da pesquisa, podem ser vistos como governantes que preferiram ir na contramão do mundo em busca de ganhos políticos. Como se viu por Trump, aposta frustrada e mortal.

Margem de erro

As pesquisas em Portugal apontavam empate técnico entre o Partido Socialista e PPD/PSD. Alguns levantamentos chegaram mesmo a colocar a coalizão de centro-direita ligeiramente à frente. O resultado soberano das urnas foi que o PS ficou com 41,7%, quase 14 pontos de vantagem sobre PPD/PSD, e alcançou a maioria no Parlamento, com 117 cadeiras, algo que não conseguira nas eleições passadas.

Um dos efeitos da pesquisa pode ter sido o voto útil nos socialistas, desidratando partidos de esquerda.


Leão é manso

No país onde o Estado oprime os cidadãos com uma carga tributária abusiva, o ex-juiz parcial Sergio Moro deixou em impostos e taxas 46% do dinheiro que recebeu da Alvarez & Marsal; no país em que o empreendedor é livre, o imposto mordeu só 19%. EUA e Brasil, respectivamente.



Rápidas

Navegando pelas Obras de Oscar Araripe é uma exposição virtual, no Face, promovida pela Fundação Cesgranrio e pelo Portal Consultoria em Turismo, que estará em cartaz entre 7 de fevereiro e 7 de março. A curadoria é de Bayard Boiteux e de Viviane Fernandes, com montagem de Matheus Oliveira *** “Engenharia Naval e do Petróleo para Advogados Online” é o treinamento online que o Ibef Rio realizará em 14, 16, 21 e 23 de fevereiro, de 18h30 às 20h30. Informações aqui *** Neste sábado, a partir das 8h, a Nalu Ibicuí Beach House, em parceria com o Vidinhas SUP, promove a 5ª edição da Remada Guiada Mangaratiba, edição de verão. Informações: (21) 99631-0021 *** Nesta terça-feira, o novo curso de Direito da Unigranrio Barra fará evento ao vivo com a ministra do STF Cármen Lúcia, com o tema “O Papel do Supremo Tribunal Federal na Consolidação da Democracia”. O evento será transmitido pelo canal do Youtube da Unigranrio, às 18h.



Diretor de Redação do Monitor Mercantil