Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Idec lança agenda com ações para promover mudança dos sistemas alimentares

Sexta, 1º de abril de 2022
Foto Idec

Documento apresentado em webinar internacional traz série de recomendações para estimular modos mais saudáveis e sustentáveis de se produzir, distribuir e consumir alimentos


30/03/2022
Atualizado:
30/03/2022

A solução para a fome, obesidade e as mudanças climáticas está nos sistemas alimentares. Para promover este debate, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e a Colansa (Comunidade de Prática América Latina e Caribe de Nutrição e Saúde) organizaram o seminário online “Sistemas Alimentares: debatendo avanços e caminhos para a América Latina”, que aconteceu na sexta-feira (25).

O evento marcou o lançamento de uma agenda de transição para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis no Brasil, resultado de um ano de trabalho e pesquisa do Idec sobre o tema com parceiros estratégicos.

Dividida em cinco dimensões —negócios, abastecimento e demanda, ecológica, saúde e governança— a publicação apresenta 52 recomendações de mudanças que devem ser feitas, e como fazê-las, para transformar a maneira com que os alimentos são produzidos, distribuídos, ofertados e consumidos.

“A forma como esses processos vêm sendo conduzidos nas últimas décadas está levando ao adoecimento da população e do meio ambiente, acelerando os impactos das mudanças climáticas e colocando em risco o direito fundamental a uma alimentação adequada e saudável”, disse Carlota Aquino, diretora-executiva do Idec.

A “Agenda para Ação: transição para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis no Brasil” é resultado de uma ampla revisão de literatura, realizada pelo Idec, que destaca a conexão entre fome, obesidade e mudanças climáticas.

No encontro, também foram apresentados os principais resultados de novas pesquisas sobre sistemas alimentares realizadas pelo Centro de Estudos de Estado e Sociedade da Argentina e Universidade Alfonso Ibáñez, do Chile, parceiros do Idec na América Latina.

Participaram do evento representantes do Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento do Canadá, Wellcome Trust, governo da Argentina, agências das Nações Unidas, academia e de organizações civis da América Latina. Assista ao webinar na íntegra aqui.

Colansa

A agenda do webinar também foi dedicada à celebração do aniversário de um ano da Colansa, que é a Comunidade de Prática América Latina e Caribe de Nutrição e Saúde, formada por 160 indivíduos e 30 organizações de 18 países.

Desde a sua criação em março de 2021, a Colansa contribui ativamente, por meio de reuniões técnicas, seminários e publicações, com a discussão de temas de fundamentais para o enfrentamento de desafios comuns à maior parte dos países latinoamericanos e caribenhos como: rotulagem nutricional frontal de alimentos, medidas regulatórias, promoção da alimentação saudável, guias alimentares, caminhos para a transição para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, entre outros.