Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 12 de novembro de 2023

STF derruba porte de armas de servidores do GDF

Domingo, 12 de novembro de 2023

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Todos os ministros do STF votaram contra a revogação do direito de porte de armas a auditores tributários, membros da carreira de assistência judiciária e procuradores do DF. Uma lei de 2006 da CLDF foi considerada inconstitucional.

Por Chico Sant’Anna, com base em informações da Ascom/STF

Foi por goleada: 10 a 0.

O Supremo Tribunal Federal cassou o direito de porte de armas que auditores tributários, membros da carreira de assistência judiciária e procuradores do DF possuíam há dezessete ano. A autorização havia sido fruto, de uma emenda parlamentar a um projeto do GDF que tratava excluivamente de corrigir vencimentos de diversas carreiras de servidores públicos distritais.

O “jabuti” chegou a ser vetado pela então governadora Maria de Lourdes Abadia, mas a Câmara Distrital derrubou o veto da governadora. À época, a CLDF era presidida pelo distrital Fábio Barcellos (PL), que presidiu o sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal, por nove anos. A leitura de inconstitucionalidade feita então por Abadia se confirmou agora no STF. Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou dispositivo de lei do Distrito Federal 3.881/2006, que assegurava o porte de arma de fogo.