Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

TJDF sentencia: GDF é conivente com grilagem no Park Way

Segunda, 13 de novembro de 2023

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Decisão da Terceira Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF nega recurso impetrado pelo GDF e mantém decisão anterior da Vara do Meio Ambiente determinando a desocupação de áreas públicas irregularmente ocupadas na APA Gama Cabeça do Veado. No Park Way nem as placas demarcando áreas ambientais são respeitadas pelos grileiros.

Por Chico Sant’Anna

O Governo do Distrito Federal ganhou um forte puxão de orelha do Tribunal de Justiça do DF, que considerou que há conivência do Estado com a grilagem de áreas públicas. E mais, vai ter que desocupar as áreas invadidas no Park Way. Por três votos a zero, a Terceira Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF não acatou o recurso do GDF, que tentava derrubar decisão anterior, da Vara do Meio Ambiente. Esta já havia determinado a imediata realização de ações de desocupações de áreas públicas no interior da APA Gama Cabeça do Veado. A APA responde por 30% das águas que chegam ao Lago Paranoá.

O território da APA compreende a maior parte das regiões administrativas do Lago Sul e Park Way. Na verdade, a deliberação exigia o imediato cumprimento de uma sentença já transitada em jugado em 1991. A sentença determinava ações de proteção da APA Gama Cabeça do Veado, mas há 32 anos, o Buriti se nega a executar as determinações judiciais. Com isso, a grilagem avançou, várias zonas de transição da vida silvestre foram ocupadas por grileiros.

Esperando Pdot

A decisão do Tribunal de Justiça vem num momento estratégico. Vários dos ocupantes irregulares tentam na elaboração do novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) regularizar suas invasões e até loteamentos.