Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A buraqueira do asfalto do Itapoã

Sexta, 20 de novembro de 2009
Mais uma vez a realidade briga com a fantasia, e vence. Milhões de reais são gastos na propaganda do governo do DF para vender a imagem de uma Brasília bem administrada, bem tratada, bem asfaltada. Mas tudo isso não tem resistido sequer à chuva que cai nos últimos dias. Reportagem veiculada nesta noite pelo jornal DFTV (Globo) revela que no Itapoã a pavimentação colocada há apenas seis meses, portanto na atual gestão do Buriti, está, literalmente, indo de água abaixo. O que não vai embora com a chuva forma crateras que representam riscos para veículos, ciclistas e pedestres.
Os moradores, que esperavam um asfalto de qualidade, conseguem demonstrar, na frente das câmaras do DFTV, a fragilidade do material. Com as próprias mãos esfarelam pedaços do asfalto. E o GDF? Como sempre, evasivas e desculpas furadas.
E não é somente em Itapoã que o asfalto da realidade é diferente daquele da propaganda oficial. Em Ceilândia, Taguatinga e Samambaia, também visitadas pelo DFTV, a coisa não é muito diferente. Pistas esburacadas, pedaços de madeira sinalizando o perigo, boca de lobo sem tampa, crateras por todos os lados e direções. Para se ter uma idéia do asfalto, o real, não o da propaganda, a pista da Comercial de Taguatinga, a mais importante da cidade, “está toda esburacada”.
Para os burocratas, contudo, os problemas serão resolvidos...mas até o próximo ano. Enquanto isso, carros quebram, bicicletas derrubam seus ciclistas, pessoas são acidentadas. A reportagem da Globo não foi ao Gama, mas se lá comparecesse e fosse entrevistar o administrador da cidade poderia ter o carro quebrado num antigo buraco, verdadeira “panela”, na entrada da sede da Administração Regional.
A minha esperança é que ainda vou conseguir dirigir no asfalto da propaganda do governo do DF. Asfalto bom, esse da propaganda.