Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 22 de junho de 2016

ATAQUE DE FÚRIA. ROLLEMBERG XINGA DEPUTADOS QUE APROVARAM NA CCJ PROJETO QUE IMPEDE CONTRATAÇÃO DE OSs NO DF

Quarta, 22 de junho de 2016

Do Radar condomínios
O governador esbravejou e esmurrou a mesa ao ser informado pelo próprio líder do governo na Câmara, deputado Júlio César, de que havia sido aprovada pela CCJ a proposta que proibi o GDF de contratar Organizações Sociais (OSs) para gerir o sistema de saúde publico do DF. A proposta precisa ainda passar por uma comissão especial e em seguida enviada ao Plenário. Já nas ruas, servidores da saúde comemoraram a primeira vitória.
                                                                  
LETRA Aaprovação da admissibilidade do Projeto de Emenda 43/2016 a Lei Orgânica do DF, de autoria do deputado distrital Ricardo Vale, levou o governador Rodrigo Rollemberg a um ataque de fúria contra os deputados que compõem a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa.
Dos cinco deputados que compõem a mesa apenas dois demonstraram que estavam contra a proposta que tem o objetivo de ser a pedra no caminho do Governo de Brasília. O governador Rollemberg está ávido para entregar o Sistema de Saúde Pública do Distrito Federal às Organizações Sociais.
O deputado distrital Chico Leite (REDE), como relator, votou contra admissibilidade e a presidente da CCJ, Sandra Faraj, tentou tirar o projeto da pauta, mas não conseguiu diante da reação dos deputados Bispo Renato, Robério Negreiro e Raimundo Ribeiro, além da forte pressão de quase uma centena de servidores da Saúde que lotaram a sala da CCJ.
O resultado foi devastador dentro do Buriti já que o governador Rodrigo Rollemberg esperava que o Projeto de Emenda 43/2016 fosse enterrado dentro da CCJ. A alteração à Lei Orgânica que visa vedar a contratação de OSs, representa um perigo às pretensões do Governo Rollemberg que dava como favas contadas a entrega do sistema de saúde pública para a iniciativa privada.
1accj“Não tenho nenhuma dúvida de que esse projeto do deputado Ricardo Vale seja aprovado com facilidades pela comissão especial e pelo plenário da Casa”, prevê o deputado Raimundo Ribeiro que votou a favor da admissibilidade da proposta dentro da CCJ. Ele disse ao Radar que votou a favor por ter responsabilidade e o compromisso político com a população do DF.
“Não me interessa saber quem é o governador de plantão para que eu possa tomar uma posição firme diante da ameaça que visa piorar ainda mais a situação da saúde. A saúde está caminhando a passos largos para o cemitério e junto com ela, o cidadão que financia essa máquina pública e não é atendido por ela quando mais precisa. Tem que haver mudanças sim, mas essa mudança não pode ser tocada por um modelo falido e suspeito que não deu certo em canto nenhum”, disse o deputado se referindo as Oss.
O deputado Bispo Renado Andrade, que também se posicionou pela admissibilidade do projeto de emenda a Leio Orgânica, disse que o seu voto foi pela população. “Defendo um debate mais ampliado dessa discussão, por saber que as OSs em todos os lugares do Brasil onde suas gestões foram implantadas não deram certo. No Rio de Janeiro as OSs querem devolver o sistema de saúde lá para o governo depois dos muitos casos de corrupção que atinge os dois lados. Aqui no DF temos um espelho disso que são as lavanderias terceirizadas dos hospitais de Brasília. Elas estão paradas porque o governo não paga e ninguém trabalha”, apontou.
O deputado Ricardo Vale avaliou que a aprovação de sua proposta pela CCJ reflete o entendimento que os deputados passaram a ter do qual não é privatizando a Saúde que ira tirar o sistema do atoleiro em que foi metido. “Entregar as OSs pode ficar pior do que está”, disse o parlamentar que acompanhou a votação da sua proposta.
Ele disse que tem uma expectativa grande de ver o projeto aprovado pelo plenário. Destacou ainda como “gesto bom” da deputada Sandra Faraj ao defender a necessidade de ampliar o debate com a participação da sociedade civil. “Esse gesto foi extremamente importante. A votação da CCJ foi uma das melhores respostas que a Câmara deu a população”, destacou Ricardo Vale.
Da Redação Radar
VEJA NO VÍDEO O QUE ACONTECE COM A SAÚDE GERIDA POR OSs