Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 10 de dezembro de 2017

#OParqueÉNosso!!! A importância dos campos de murundus do Parque Ecológico do Gama

Domingo, 10 de dezembro de 2017
Por
Vinícius Rocha

Campos de Murundus no Parque Ecológico do Gama – Os campos de murundus são formações geomorfológicas comuns em áreas de veredas, e características de regiões planas e susceptíveis a inundações, compostos por pequenos morros. A sua importância à vida vegetal e animal deve-se a abundância de recursos para manutenção dos seres que possuem alguma relação com os microrelevos. 

Analisando a localização geográfica do parque, e as características urbanas e ambientais ao seu redor, o Parque Ecológico do Gama e as formações murundus contidas em sua área, são essenciais para o equilíbrio do ambiente urbano e natural, visto que a área do parque serve de amortecimento para a água da chuva, tendo ligação direta com os murundus, que permitem, com sua vegetação lenhosa do cerrado, maior absorção. A área inundável em períodos chuvosos, de solo hidromórfico, tem relação com a altura do lençol freático, o qual nos leva a observar a nascente do Córrego Serra, entre a área do parque e ao novo bairro Residencial Paraíso. Toda essa área possui tarefa importante no sistema de drenagem da cidade, que evita maior volume de escoamento superficial provocado pelas chuvas, nas ruas e adjacências. 

#OParqueÉNosso
*****************
Clique na imagem para ampliá-la.

UMA ESPÉCIE ÚNICA EM ALTO RISCO DE EXTINÇÃO: 

Mimosa heringeri – Da família botânica Fabaceae, a árvore endêmica do cerrado é encontrada em áreas com formação geomorfológica alagadiça, originária e restrita do sul do Distrito Federal. Sabe-se que hoje, a Mimosa heringeri é essencialmente restrita ao Parque Ecológico do Gama, não existindo em nenhum local além dessa região e adjacências. A explicação para sua exclusividade ao parque, é devido razões ecológico/ambientais, como a altitude, que pode provocar, para algumas espécies, o isolamento geográfico. A sua proliferação dentro do parque reforça a percepção da capacidade de absorção do solo na região. Isso impulsiona a relevância da manutenção e preservação da área, da vida animal e vegetal do parque.


IMAGEM (A) Detalhe da floração de M. heringeri; IMAGEM (B) Planta adulta da espécie M. heringeri.

Fonte: GARCIA; J.P. Título: Avaliação da qualidade fisiológica e caracterização morfológica das sementes de duas espécies nativas do Cerrado. Universidade de Brasília. 2013. - com adaptação.

Ajude-nos divulgando o conteúdo sobre esta relíquia única do Gama!

ASSINE O MANIFESTO COLETIVO EM DEFESA DO PEG:
https://goo.gl/forms/4BGAsQECjsQyyqLw1


#OParqueÉNosso