Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 28 de março de 2014

Na Copa, vai ter luta

Sexta, 28 de março de 2014
Do Congresso em Foco
Por Zé Maria
Movimentos sociais articulam grandes manifestações para a Copa. “Queremos recursos para a saúde, educação, moradia, transportes coletivos e reforma agrária. Esse será o lema desses protestos”
No dia 22 de março, algo como 2.500 pessoas de todo o país se reuniram em São Paulo para discutir, ao longo de todo um dia, as lutas que ocorrem hoje no país e preparar as mobilizações durante a Copa. Eram ativistas do movimento sindical, popular e estudantil de amplos espectros políticos que se indignam com as injustiças cometidas durante a preparação dos jogos, como os recursos públicos destinados à Fifa e as remoções forçadas, e se dispõem a se mobilizar contra isso.
Mas não foi fácil. Se uma simples manifestação de rua hoje já provoca o temor dos governos e seus aparatos de repressão, falar em organização então é suscitar desespero nos governantes e autoridades. E bem que tentaram acabar com o nosso encontro. Uma semana antes, uma conhecida revista semanal, cujos métodos passam ao largo de qualquer tipo de ética jornalística, publicou uma nota afirmando que o PSTU se reuniria com os black bloc’s e a torcida do Palmeiras a fim de organizar atos de vandalismo durante a Copa. Torcida do Palmeiras porque a nossa reunião estava marcada para ocorrer na quadra da Mancha Verde, espaço que alugamos para comportar os participantes que já se preparavam para ir a São Paulo. Logo em seguida, a direção da torcida começou a receber ligações da polícia e da própria Federação Paulista de Futebol a fim de cancelarem a contratação do espaço. E foi o que fizeram.
Leia a íntegra em http://t.co/j5Rui5hDPF