Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 15 de junho de 2015

No Brasil a hipocrisia, o cinismo e a manipulação no Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso

Segunda, 15 de junho de 2015

No dia 15 de junho é comemorado o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso. No Brasil...hipocrisia, cinismo, manipulação.

Governos e governantes e um monte de outros manipuladores promovem atos que seriam contra a violência cometida, em escala absurda, contra o idoso. Tem de distribuição de panfletinhos, palestras, e até mesmo convescotes pelo Brasil afora.
Servem mais esse tipo de “combate” , com raríssimas exceções,  para gerar boas fotos e sorrisos visando as campanhas eleitorais futuras, do que mesmo combater o gravíssimo problema da violência contra o idoso, aquela pessoa que já atingiu os 60 anos de vida.
Enquanto só uma vez por ano alguns se ‘preocupam’ com a violência contra o idoso, no Congresso políticos aprovam medidas perversas do Executivo que cada vez mais penaliza nossos idosos. E não somente do idoso de hoje, mas do idoso de amanhã.
Aprovam medidas de arrocho (que cinicamente chamam de austeridade) que arrasam com o pouco que resta da saúde pública, responsável quase única pelo atendimento dos idosos. Poucos são os idosos privilegiados que tem seu plano de saúde particular. Quem, com o salário médio do brasileiro, pode pagar entre R$2.500 e R$3.000 cobrados da pessoa idosa?
Até mesmo os recursos para financiamento das Defensorias Públicas minguam a cada ano que passa. Governos federal e estaduais estrangulam, assim, um instrumento ao qual os idosos recorrem para garantir saúde e também a defesa nos tribunais contra as violências físicas que sofrem.
Governantes e parlamentares ao aprovarem cortes na saúde, estão contribuindo para a violência contra os idosos que, por razões da própria idade, têm que recorrer frequentemente aos serviços de saúde. E lá, poucos geriatras, poucos médicos qualificados para tratar idosos. Poucas vagas para internamento.
E são esses caras, esses governantes, esses deputados, esses senadores, esses gestores públicos, que mais aparecem rindo e participando dessas atividades que querem passar por serem de combate à violência. Puro cinismo, hipocrisia, perversidade.
Por falar em cinismo, o Congresso recebeu luzes vermelhas em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6). Ser doador é uma coisa. Os vampiros que lá dentro trabalham, e não só lá, mas em várias assembleia legislativas, são outras coisas completamente diferentes. Enquanto os doadores cedem sangue, os vampiros sugam.