Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Lutar não é crime: Ativisa é libertado, Rafael Braga segue preso

Segunda, 29 de junho de 2015
Da Mídia Independente Coletiva/Tribuna da Imprensa

 

No dia 22 de junho, o Ministro relator da sexta turma do STJ, concedeu liminar suspendendo a ordem de prisão contra os ativisas Igor Mendes da Silva, Elisa Quadros Pinto Sanzi e Karlayne Moraes da Silva Pinheiro. Todos foram alvo de processo político por participarem dos multitudinários protestos que tomaram as ruas do Rio de Janeiro e de todo o país, contra a farra da Fifa a partir de junho/julho de 2013. 
 
O ativista Igor Mendes foi preso em 3 de dezembro de 2014 e passou quase sete meses preso. Elisa e Karlayne foram forçadas a viver na clandestinidade e os ativistas foram alvo de odiosa campanha do monopólio das comunicações. Com a decisão, Igor foi libertado e terá o direito de responder o processo em liberdade, assim como Elisa e Karlayne. O HC só não beneficiou Rafael Braga que segue preso por porte de produtos de limpeza durante manifestação em junho de 2013.
 
Uma campanha internacional foi desenvolvida em torno da denúncia da perseguição, processos e prisões políticas dos ativistas. Igor Mendes manteve-se firme e denunciando o processo político durante sua prisão e nas audiências de seu processo. Ele foi libertado em 25 de junho e recebeu calorosa recepção de organizações populares e democráticas e ativistas em sua saída de Bangu e no IFCS (UFRJ).
 

 
* Texto de Mário Lúcio de Paula / Edição: Patrick Granja e André Miguez (Mídia Independente Coletiva - MIC) / Imagens: PG.
 
Veja também: