Sábado, 18 de junho de 2016
Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil
          
  
  
            
    
    
O
 monitoramento anual da grade de programação da TV aberta do país, feito
 pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), mostra que em 2015 a TV 
Brasil foi a emissora que exibiu o maior número de longas-metragens 
nacionais, seguida da Rede Globo e da TV Cultura.
Ao todo, de 
acordo com o levantamento, a TV Brasil veiculou 120 títulos nacionais, 
enquanto a Globo reproduziu 87 e a TV Cultura, 55. O SBT não veiculou 
nenhum longa nacional durante todo o ano passado. Já Band e Record, 
respectivamente, veicularam um e três filmes brasileiros.
O 
Informe de Acompanhamento do Mercado da TV Aberta, divulgado ontem (17),
 verificou a veiculação de 2.082 longas-metragens na grade de 
programação da TV aberta em 2015. Desse total, foram 384 exibições de 
262 obras brasileiras e 1.698 veiculações de filmes estrangeiras. O 
número corresponde a 18,4% e 81,6% de participação, respectivamente. O 
SBT veiculou 177 filmes estrangeiros. A CNT, a TV Gazeta e a Rede TV! 
não veicularam longas-metragens de qualquer origem durante o ano 
passado.
A pesquisa dividiu a programação das emissoras em cinco categorias: entretenimento, informação, educação, publicidade e outros.
Por
 outro lado, o monitoramento msotra que o conteúdo veiculado na TV 
aberta, como um todo, é de origem majoritariamente brasileiro, com 83,3%
 do total da programação. De 2014 a 2015, o levantamento registrou 
crescimento da ocupação da grade com programação nacional na TV Brasil 
(11%), além de ligeiro crescimento na CNT (2,1%), na Record (1,7%) e na 
Rede TV! (0,7%).
O Informe de Acompanhamento do Mercado de TV 
Aberta fez o monitoramento da programação das redes de televisão Band, 
CNT, Globo, Record, RedeTV!, SBT, TV Brasil, TV Cultura e TV Gazeta. Os 
dados compilados referem-se a conteúdos veiculados na cidade de São 
Paulo, onde está sediada a maior parte das emissoras que comandam a rede
 no país.
Educação
Em relação à 
veiculação de conteúdos educativos, a TV Brasil também se destaca na 
pesquisa. A categoria ocupa 10,8% na grade de programação. Em seguida 
aparece a TV Cultura, com 9,6%. As emissoras de TV aberta, no geral, 
destinaram apenas 2,8% da grade de programação para conteúdo educativo. 
Por outro lado, o entretenimento, como tradicionalmente a pesquisa 
mostra, ocupou o maior tempo da programação, com quase 50% de tudo que 
foi veiculado nas TVs abertas.
“No que tange especificamente à 
educação, categoria a que menos se atribuiu destinação de tempo na 
programação, observa-se que esteve totalmente ausente nas grades da 
Record e do SBT, e foi inferior a 1% a veiculação desse conteúdo na 
Band, na CNT e na Rede TV!. Apresenta-se no patamar de 1,5% a 
participação da categoria na TV Gazeta, e como 2,3% na veiculação do 
conteúdo na Globo”, informa a pesquisa.
A categorias outros – que
 inclui, especialmente, o conteúdo religioso (21,4%), informação 
(20,6%), e publicidade (5,9%) completam os segmentos de conteúdos 
exibidos da TV aberta.
Religião
O 
monitoramento feito pela Ancine mostra ainda que houve ampliação 
significativa da veiculação do conteúdo religioso na grade de 
programação da TV aberta. O conteúdo atingiu 21,1% da programação total.
 “Integrante da categoria outros e líder histórico de ocupação da grade,
 o gênero ultrapassa a marca de um quinto do tempo total de veiculação 
de programas pelas emissoras em 2015”, diz a pesquisa.
Logo após 
aparecem os telejornais, integrantes da categoria informação, com 14,6% 
de ocupação na grade de programação, seguidos das séries (11,6%), 
classificadas de entretenimento. Juntos, os gêneros religioso e 
telejornal ocupam 35,7% do tempo, ou seja, mais de um terço de ocupação 
da grade, entre 31 itens considerados na classificação da programação.
O
 levantamento mostra que houve “taxa de crescimento vertiginoso” de 
89,85% da veiculação de conteúdo religioso na grade de programação da 
CNT.
 
 
 
