Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Sem ar-condicionado, pacientes e servidores sofrem com calor insuportável no HBDF

Sexta, 6 de janeiro de 2017
Do SindSaúde — 6/1/2017


Pacientes e servidores estão reféns de calor insuportável na UTI de Traumatologia, UTI Cirúrgica e Pronto Socorro do Hospital de Base. O ar-condicionado destes três setores não está funcionando totalmente há dias e o jeito é abrir as janelas. O problema é que isso colabora com a entrada de insetos e não soluciona o problema. Além disso, o calor faz com que os pacientes tenham febre alta e facilita a proliferação de bactérias.


Na manhã desta sexta-feira (6), o SindSaúde apurou que técnicos ligaram o ar-condicionado da UTI de Traumatologia mesmo com ele quebrado. O resultado? Além de continuar sem refrigeração, a UTI inteira está com vazamentos de água através dos aparelhos e de tomadas. O setor está cheio de baldes e lixeiras espalhadas para conter as goteiras. “Aí você escorrega, as coisas molham, você fica em um ambiente completamente insalubre, você não sabe se essa água está limpa ou está suja”, alertou um servidor.

No Pronto Socorro a situação também é caótica, pois as janelas do setor são poucas e pequenas. A reportagem ouviu relatos de que escorpiões já entraram pelas beiradas das janelas, chegando a cair em paciente. “Abrir a janela é mais insalubre ainda, mas não temos o que fazer. Tem dias que você está trabalhando e o suor está pingando”, desabafa um trabalhador. “Não tem ar-condicionado aqui, não. O calor é muito! Na parte da tarde é insuportável. A gente passa até um paninho pra secar o suor, mas é muito quente”, afirma o acompanhante de um paciente.

A reportagem procurou a diretoria do hospital, que não estava presente no momento, e não obteve resposta quanto à solução do problema.