Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 29 de janeiro de 2017

SindSaúde/DF reúne-se com servidores da maternidade do Gama

Domingo, 29 de janeiro de 2017
Do SindSaúde
A direção do SindSaúde-DF esteve reunida hoje  [27/1, sexta-feira] com servidores da maternidade do Hospital Regional do Gama (HRG) para tratar da nova atribuição dada aos técnicos e enfermeiros do setor. A chefia determinou que os servidores exerçam função que era do berçário e assumam o cuidado dos bebês de alto risco. A medida vem causando transtornos pois sobrecarrega os trabalhadores e o curso preparatório tem tomado tempo do horário de trabalho, deixando pacientes desassistidos por alguns momentos.

No setor, 17 técnicos de enfermagem e seis enfermeiros são responsáveis por 48 leitos. Com a nova atribuição, além de cuidar das mães, eles assistirão também os bebês. São apenas 4 técnicos e um enfermeiro por plantão. De acordo com os servidores, há vezes que não há nenhum enfermeiro no plantão.

Outra reclamação é sobre a DNV – Declaração de Nascidos Vivos  - tem que ser preenchidas quando o bebê nasce, porém as fichas foram retiradas do Centro Obstétrico e levadas para a maternidade. Os técnicos preenchem sem estarem presentes no parto, o que quebra o protocolo e já causou problemas. Além disso, o documento está sendo mal armazenado, sem segurança.

A chefia comprometeu-se em se reunir na próxima quarta-feira (1) para determinar uma solução sobre o horário do curso preparatório.